Cientista da Computação ensina a manter um computador “saudável”

Quando o conteúdo é suspeito não se deve nem tentar abrir material
Pensando no constante número de computadores afetados por vírus, o que pode danificar arquivos e peças da máquina, a UNIGRAN, por meio do ID_CURSO de Ciência da Computação, trouxe dicas importantes para evitar perdas. O coordenador do ID_CURSO, Marcos Alves Mariano, fala sobre a necessidade de manter um computador livre de vírus e outros ataques que podem prejudicá-lo. Segundo o professor Marcos, algumas precauções básicas devem ser tomadas. “O primeiro passo é manter seu antivírus atualizado, pois todos os dias surgem vários ID_TIPOs de vírus como, por exemplo, os spams (emails que contém vírus) que ficam na caixa de entrada, muitas vezes com títulos como: ‘veja as fotos tiradas na festa’ ou ‘não acredito que fizeram isso com você’, com isso, deve-se ter um cuidado em não abrir esse ID_TIPO de correspondência virtual”, orienta. Sobre as atualizações de antivírus, o coordenador diz que atualmente os programas realizam automaticamente essas manutenções no computador e que não é necessário atualizá-lo todos os dias. Além disso, com os dispositivos periféricos como, por exemplo, o pen drive e o HD externo, se houver algum ID_TIPO de ameaça, o antivírus o detecta automaticamente, por isso a importância desse ID_TIPO de programa ser instalado no computador. Sobre a qualidade do antivírus utilizado, atualmente não há mais tantas diferença entre um programa pago e um gratuito. “Isso já não é mais um fator relevante, justamente pela grande concorrência de mercado muitos desses programas gratuitos procuram atender as mesmas demandas que os programas pagos suprem. Porém, para as empresas é recomendado o uso de um programa de antivírus pago por conta do custo de manutenção e do suporte que uma empresa carece”, aponta o professor Marcos. O cientista da computação ainda orienta sobre a necessidade de se ter um cuidado com os downloads e procurar sempre por sites confiáveis ou mais conhecidos. Além disso, uma dica para emails ou links suspeitos é passar o ponteiro do mouse em cima do endereço que irá mostrar, na parte inferior da tela, a procedência do conteúdo; assim é possível verificar se é algo confiável ou não. (HV/CJ)