Projeto de extensão da UNIGRAN Net beneficia escolas

Alunos assistem a palestra sobre deveres comportamentais da criança e do adolescente, ministrada pelo professor Robson dos Santos
“Serviço Social na escola: conquistando espaço na busca efetiva da garantia dos direitos sociais”, esse é o nome do novo projeto de extensão da UNIGRAN Net, que é realizado pelos acadêmicos de Serviço Social, em Dourados. A ação atinge todos os semestres do ID_CURSO e é desenvolvido na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso e na Escola Municipal Neil Fioravanti. A professora Cibeli Gonçalves Cardozo, coordenadora de Serviço Social na modalidade à distância, explica que o objetivo do projeto é trabalhar a questão da escola junto com a família. Segundo ela, muitas vezes o aluno tem queda no rendimento escolar e os pais não ficam sabendo. “O objetivo do profissional de Serviço Social na escola, então, é conversar com esses alunos e descobrir o motivo de seu baixo rendimento para, assim, trabalhar na reversão do problema”, aponta. É importante mencionar que o assistente social nunca trabalha sozinho, o profissional integra uma equipe multidisciplinar em qualquer campo de atuação, especialmente nas escolas. “O profissional faz parte de uma equipe, com psicólogos, pedagogos e professores”, explica Virgínia Bosqueti, assistente social responsável pela supervisão do estágio na Escola Estadual Ramona. Dessa forma os acadêmicos conseguem visualizar na prática a atuação em conjunto com outros profissionais. No projeto, “caso haja necessidade, a assistente social procura parcerias com os próprios ID_CURSOs da Instituição, ou seja, se determinado aluno precisa, por exemplo, da intervenção de um psicólogo, será atendido por acadêmicos de Psicologia”, explica a coordenadora Cibeli Cardozo. Com a proposta, os alunos e as famílias deles recebem um atendimento de qualidade e com informações importantes para o seu cotidiano “O projeto é de suma importância, tanto para mim, enquanto futura profissional, quanto para as pessoas que estão sendo atendidas porque a gente tem a chance de falar com os alunos, por meio de palestras, sobre temas importantes, como bullying, além de aprender diferentes abordagens de trabalho”, destaca a acadêmica do 5º semestre, Lidinalva dos Santos Vicco. (TL/CJ)