Entidades filantrópicas recebem orientações do Núcleo de Arquitetura

Núcleo
O Núcleo de Arquitetura da UNIGRAN serve de espaço não só para a prática profissional dos acadêmicos, mas também para o atendimento da comunidade. Diversas entidades filantrópicas conseguiram um projeto arquitetônico por meio das atividades realizadas no local. Entre as organizações já auxiliadas pela Instituição estão a Associação Alecrim, a Casa da Criança Feliz e a Associação dos Pais e Amigos Autistas. Orientações sobre procedimentos de legalização de obras e estudos referentes às necessidades arquitetônicas são algumas das ações que as entidades recebem do Núcleo. “Às vezes eles precisam de reID_CURSO, mas, para isso, eles têm que dimensionar a obra, o espaço, a seriedade do projeto e se eles não têm um documento como é que eles vão provar isso? Eles saem daqui com uma planta, um ante-projeto, que já dá seriedade para o trabalho deles. O núcleo se propõe a ajudar a entidade e tem esse papel de auxiliar, de fazer esse estudo para que eles possam levar algo concreto durante a busca de reID_CURSOs”, explica a arquiteta responsável pelo Núcleo, Luzia de Cássia Arnez. Luzia explica, ainda, que os alunos aprendem muito com as ações do Núcleo. “A partir do momento que você tem uma dimensão, você tem como fazer um orçamento e apresentar uma proposta arquitetônica. Nós chegamos, então, ao estudo preliminar que é toda uma conversa e entrevistas e depois o ante-projeto que é proposta e se for necessário tem como fazer um orçamento e isso daí são etapas que eles estão aprendendo aqui no ID_CURSO”, aponta. A coordenadora do Núcleo explica que, com a atuação existente no local, cumpre-se o objetivo de “colocar o acadêmico em contato direto com o âmbito do exercício profissional, além de oferecer atendimento às entidades sem fins lucrativos que comprovem a necessidade de projetos de arquitetura e urbanismo”, esclarece Luzia. Para Jean Menezes, acadêmico do 7º semestre do ID_CURSO, o estágio oportuniza a ampliação do conhecimento. “Aqui você tem a oportunidade de fazer projetos sociais, levantamentos pra pessoas que precisam. Então, você trabalha a prática e auxilia entidades”, diz. Além da comunidade externa, o Núcleo também atende a comunidade interna, no que diz respeito ao espaço da UNIGRAN como, por exemplo, a organização dos espaços da Festa Junina e da Expoeventos. O Núcleo é inteiramente gratuito e atente de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 DATA_HORAs. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3411-4128. (HV/CJ/MC)