OMEP divulga resultados de pesquisa na XIV Eco Dourados

Estante apresentou o resultado da pesquisa aos visitantes
Durante a realização da XI Semana do Meio Ambiente e a XIV Eco Dourados a OMEP Dourados (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar) divulgou os resultados do estudo sobre sustentabilidade, realizado no ano passado. Em parceria com a UNIGRAN, a OMEP pesquisou o que pensam as crianças sobre o desenvolvimento sustentável. Realizada com crianças que frequentam instituições de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a pesquisa levantou o que elas pensam sobre a necessidade de cuidar do planeta. De acordo com a professora Terezinha Bazé de Lima, presidente da entidade, trabalhar com as crianças é reconhecer o papel que elas representam na sociedade, é investir no futuro. “As crianças são atores sociais, cidadãos de direito e tem sido o pressuposto básico o trabalho pedagógico a partir da educação infantil, para revelação de olhares e valorização de suas vozes em questões que lhe digam respeito”, diz a professora Terezinha Bazé. A pesquisadora vai além, mostra que a participação de crianças em assuntos referentes ao meio ambiente e sustentabilidade fazem-nas protagonistas de suas ações no cotidiano. “Elas são guardiãs do meio ambiente e os pais e educadores devem ter e incentivar modelos de comportamento ético e valorativo sobre a questão”, afirma. A ação realizada pela OMEP Dourados faz parte de uma pesquisa proposta mundialmente e compõe o livro “Desenvolvimento e Sustentabilidade: revelando olhares, valorizando vozes na Educação Infantil” lançado pela OMEP Brasil. Durante a Semana do Meio Ambiente as professoras que compõe a Organização expuseram as conclusões a que chegaram.