Professora e alunos da UNIGRAN lançam livro infantil

Livro ajudará as crianças a adquirirem consciência ecológica
A XI Semana do Meio Ambiente contou com o lançamento do livro “Legislação Ambiental para Crianças”. A obra, que foi lançada ontem, é uma idealização da professora do ID_CURSO de Ciências Biológicas da UNIGRAN, Giani Missiriam, e traz uma proposta didática para trabalhar as leis ambientais com as crianças das escolas de Dourados e região. De acordo com a bióloga, o livro servirá de apoio para os professores de anos iniciais. “A ideia veio por meio da docência, esse conteúdo de legislação ambiental está no referencial curricular da educação básica do estado e, até então, não existia um material que desse um direcionamento para o professor de como trabalhar essa legislação com as crianças”, relatou Giani. O livro terá uma versão impressa e online e será distribuído gratuitamente para as escolas públicas de Dourados e região. A criação do livro contou com a participação direta dos alunos do 5° semestre de Ciências Biológicas, turma onde a professora ministra a disciplina de Educação Ambiental. “Os alunos abraçaram comigo a ideia, tivemos dois meses para montar o material, porque queríamos lançar na semana do Meio Ambiente”, disse a professora. Para a acadêmica Jugreiddi Birck Ximenes, que juntamente com outros colegas participou da autoria do livro, a experiência foi boa. “Superou nossas expectativas, nosso objetivo era passar que existe sim algo que protege nossa natureza e eles entenderam”, disse a acadêmica em relação às crianças. Francieli Moreira da Silva, acadêmica que também participou do projeto do livro contou que os desenhos que ilustram o livro foram feitos pelas crianças através de um conID_CURSO. “Nos surpreendemos com os desenhos, pois ali vimos que eles compreenderam o que queríamos,” relatou. A professora Giani explica que a participação dos acadêmicos nesse projeto é importante para a formação deles. “Essa atividade foi uma possibilidade de relação com o cotidiano, uma aplicação do que se vê e do que se trabalha em sala de aula em algo materializado, além de estimular a docência”.(IO/CJ)