Hortas Urbanas é tema de oficina ministrada

Os materiais utilizados no mini-ID_CURSO foram recolhidos das ruas
Ensinar a produzir hortas em pequenos espaços utilizando materiais recicláveis, foi com esse objetivo que o coordenador de Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN, Fábio Régis de Souza, ministrou o mini-ID_CURSO “Hortas Urbanas”. Ao contrário do esperado, o professor não se limitou às Ciências Biológicas e Agrárias, pois o tema era relacionado com a realidade de grande parte dos acadêmicos. “Alguns moram com os pais, mas outros moram em kitnets ou apartamentos e a ideia era mostrar que existe uma possibilidade de eles produzirem o próprio alimento, mesmo estando em um pequeno espaço”, diz Fábio Souza. O acadêmico do 1º semestre de Agronomia, Renan Pialarissi, vê a importância da reutilização de materiais que, em outras situações, acabariam poluindo o meio ambiente. “Coisa que a gente descarta em casa, a gente pode aproveitar, como, por exemplo, para fazer uma mini-horta”, diz. O professor aponta que a preocupação com a preservação ambiental vai além das salas de aula. “Eu creio que nós poderíamos mudar a realidade de grande parte da sociedade”, diz Fábio Régis. Ele diz ainda que universitários conscientes de seu papel na sociedade só podem oferecer melhorias para a sociedade. “Isso contribuiria muito para o desenvolvimento sustentável e consciente de uma sociedade para o futuro. E acredito que os universitários de Dourados teriam um papel fundamental na transformação dessa sociedade”, finaliza. (TL/MC)