UNIGRAN recebe CREA-MS em palestra

Evento lembrou a importância do trabalho em conjunto de diferentes profissionais
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Agronomia da UNIGRAN participaram na manhã de ontem de uma palestra do CREA-MS, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O evento tem o objetivo de esclarecer as dúvidas de estudantes sobre as funções do Conselho, as atribuições de cada profissional e também sobre o mercado de trabalho. Para a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Cynara Tessoni Bono, a palestra é de grande relevância para os alunos. “Para a aproximação dos alunos com o Conselho e com o futuro profissional deles. Eles também vêem profissionais que trabalham na gestão do Conselho e que servem de exemplo, além de ficarem antenados no mundo profissional”, explica. O presidente do CREA-MS, Jary Castro, relatou as responsabilidades desses profissionais com a situação global. “O requisito sustentabilidade é uma grande responsabilidade para o arquiteto e para o engenheiro, hoje pensamos muito em construções sustentáveis, com poucos resíduos sólidos, técnicas construtivas bem evoluídas, como construções que não utilizam água e isso é ecologicamente correto”, disse. Sobre esse assunto o acadêmico do 5° semestre de Arquitetura, Joisom Leite Vitorio dos Santos, disse que a tecnologia aplicada na área é a principal ferramenta para o profissional. “Podemos aplicar a tecnologia a favor da sustentabilidade e da acessibilidade, no caso da arquitetura podemos aplicar desde a calçada até as partes internas da casa”, contou o acadêmico. O presidente do CREA também salientou que é necessário que os acadêmicos tenham uma visão de um futuro com boas perspectivas e se prepararem para isso. “O mercado tem absorvido bastante esses profissionais, é importante que os estudantes tenham consciência de que quanto mais agregarem valor a sua profissão e quanto mais buscarem se aprofundar mais se tornarão profissionais com melhor acesso ao mercado de trabalho”, informou Castro. Durante a palestra o Presidente do Conselho lembrou os estudantes que em dezembro de 2010 foi sancionada a lei que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que quando ganhar forças atuará sozinho. “Apesar da separação estaremos sempre juntos, caminhando juntos e após a concretização poderemos discutir as atribuições pertinentes a cada profissional”, concluiu Jary. (IO/TL/MC)