Pedagogia realizou ação pelo Dia Mundial do Brincar

Brincadeiras desenvolvem vários aspectos da criança
Aconteceu sábado, na Praça Antônio João, das 14h às 16 DATA_HORAs, o Dia Mundial do Brincar, um evento organizado pelo ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN. A ação ofereceu a toda a comunidade um dia de brincadeiras, o objetivo foi mostrar à população a importância do lúdico na vida das pessoas. A professora do ID_CURSO de Pedagogia e coordenadora da Brinquedoteca da UNIGRAN, Lucia Eugênia Pittas, explica que um dos pontos mais importantes do evento é a integração entre as crianças. “A questão da socialização é fundamental e é na brincadeira que ela vai ocorrer”, explica. Além disso, as brincadeiras em grupo ainda não caíram no desgosto das crianças, mesmo com o avanço dos jogos eletrônicos. Pelo menos é o que Jaqueline de Almeida Borile, 9 anos, nos conta. “Gosto de brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corda, de bola, de várias coisas”, diz a jovem, que completa: “é mais legal, se a gente brinca sem ninguém fica chato”. A pedagoga Lucia conta que Jaqueline desenvolverá com mais facilidades alguns aspectos importantes para a sua formação, como “a afetividade, a moral, a inteligência e a linguagem, porque ela fala, precisa se comunicar”, diz a professora. Lucia Eugênia lembra, ainda, que a criança que brinca em companhia terá mais facilidade de assimilar as regras da sociedade, se elas se apresentam durante uma brincadeira. “O jogo é cooperação, competição, separação de elementos, então a criança vai aprendendo a conhecer o mundo através do lazer”, diz Lucia Eugênia. Os benefícios do lúdico na vida das pessoas repercutem até na vida adulta. “A criança evolui mais rapidamente, com muito mais variedade de conhecimento e se torna um adulto responsável, alegre, conhecedor dos seus direitos e deveres, ou seja, um cidadão responsável”, conclui a professora. O Brincar Científico Para discutir a cientificidade da importância do brincar na educação das crianças, o ID_CURSO de Pedagogia discutiu na Semana Acadêmica deste ano a temática: "Educação Infantil e a Importância do Brincar". O evento iniciou no dia 20 e contou com diversas palestras, mesas redondas e mini-oficinas. O tema, a importância do brincar, foi apresentado e discutido por mais de 200 profissionais e acadêmicos. “A gente estuda a teoria para depois colocar em prática na sala de aula”, explica a acadêmica do 5º semestre, Josiane Cavalcante Prado, que participou da Semana. (TL/CJ)