UNIGRAN abre vagas para capacitação de profissionais do ramo alimentício

ID_CURSO tratará do manuseio dos alimentos para evitar contaminações
A manipulação dos alimentos afeta diretamente na qualidade da alimentação. Para explicar sobre a importância de manusear corretamente os alimentos, o ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN realiza uma capacitação para aqueles que manipulam alimentos. As inscrições devem ser feitas na coordenação de Nutrição, localizada no Bloco III da Instituição. Não há custo para o ID_CURSO, mas as vagas são limitadas. Entre as pessoas que podem se inscrever na capacitação estão as que trabalham em restaurantes, cantinas, lanchonetes, quiosques e em todos os outros estabelecimentos que fornecem alimentos. A coordenadora de Nutrição, Rita de Cássia Mendes, fala dos riscos que a contaminação do alimento, que foi manipulado erroneamente, pode trazer à saúde. “Quando a gente fala em contaminação alimentar, devemos nos lembrar das DTA, que são as doenças transmitidas pelo alimento, às vezes as pessoas simplificam achando que é uma simples diarréia, mas dependendo do ID_TIPO do microorganismo pode levar até a morte da pessoa”, aponta. A nutricionista explica, ainda, que a contaminação pode ser biológica, física ou química. “A física é quando se encontra no alimento objetos como plástico ou cabelo. A contaminação química é quando o alimento entra em contato com algum produto químico, podendo levar o consumidor a uma intoxicação e a biológica é por algum microorganismo”, explica Rita. Para a acadêmica Eliane Clara, do 5° semestre de Nutrição, que está envolvida na orientação dos manipuladores de alimento, essa é uma oportunidade de ensinar e de aprender na prática o que foi visto nas aulas. “Com a conscientização as pessoas vão consumir alimentos livres de qualquer ID_TIPO de doença e contaminação, já que as pessoas que estão fornecendo os alimentos estarão mais capacitadas”, afirma a aluna. A coordenadora conta também que a capacitação ensinará outras técnicas como, por exemplo, a “técnica de armazenamento, o controle de tempo e temperatura, o risco do reaproveitamento, então, além da parte da higiene, serão trabalhadas as técnicas que garantem um alimento seguro”, conclui. Quem quiser obter mais informações deve entrar em contato por meio de telefone (67) 3411 – 4164. (IO/CJ/MC)