Acadêmicos de Ciências Biológicas vão a campo para ampliar o conhecimento

ulas de campo mostram formas de ensino dinâmicas aos acadêmicos de licenciatura
Acadêmicos do 5º e 7º semestres de Ciências Biológicas da UNIGRAN partem, amanhã, para Bonito. O objetivo da viagem é estudar as formações geológicas, os animais típicos de cavernas e a gestão do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A ação faz parte de uma série de aulas práticas que integram a grade curricular do ID_CURSO. O coordenador de Ciências Biológicas, Vanderlei Berto Junior, explica que as viagens técnicas são importantes para a formação do aluno. “O biólogo não só recebe o material pronto para ele trabalhar no laboratório, ele precisa saber coletar esse material”, explica. Além disso, as técnicas de coleta apreendidas são utilizadas em várias áreas. “Por exemplo, eles têm Técnicas de Coleta de Material Botânico, então esse aprendizado pode servir para aulas de Morfologia Vegetal, Anatomia Vegetal ou Sistemática Vegetal, diferentes conteúdos”, exemplifica o coordenador. Alini Fernandes Mendonça, 20 anos, acadêmica do 5º semestre do ID_CURSO, acredita que as aulas práticas possibilitam, ainda, uma melhor visualização da teoria. “Quando a gente está na sala de aula e só fala, não mostra para os alunos. Uma planta, por exemplo, como é essa planta? É melhor você levá-los a algum lugar para conhecer”, opina. Entre os locais onde foram realizadas as atividades estão um pesqueiro de Itaporã, o Córrego Laranja Doce e algumas fazendas. As aulas foram ministradas pelos professores Vanderlei Berto Jnior, Andreia Borghetti Falleiros e Perla Loureiro de Almeida Monteiro. Outro importante objetivo dessas aulas é instigar as discussões sobre a preservação do meio ambiente. “Hoje a gente não tem nenhuma área, pelo menos aqui perto, intacta; sempre tem o dedo do homem. Os próprios acadêmicos comentam sobre a degradação encontrada, então a gente aproveita a oportunidade para falar sobre a preservação”, diz o biólogo Vanderlei. Segundo o coordenador do ID_CURSO, as aulas também auxiliam os acadêmicos a desenvolverem o pensamento crítico sobre as questões ambientais. Para ele, esse aspecto é de extrema importância, “já que do ID_CURSO podem sair professores que passarão os ideais de sustentabilidade aos seus alunos”, finaliza.(TL/CJ)