Enfermagem da UNIGRAN comemora Dia Mundial do Enfermeiro

Acadêmicos participam de evento organizado para celebrar o Dia do Enfermeiro
As turmas de Enfermagem da UNIGRAN comemoraram ontem o Dia Mundial do Enfermeiro. Para celebrar a data os acadêmicos assistiram a palestra “Enfermagem: desafios, avanços e o poder do cuidador”, que foi ministrada pela professora Viviane Carrasco. O evento aconteceu às 14h e às 19 DATA_HORAs, no Anfiteatro da Instituição. A coordenadora do ID_CURSO, Tatiana Vallezzi Cavichioli de Andrade Santos, aponta a importância da comemoração. “Os alunos precisam desse ID_TIPO de evento durante o ID_CURSO porque isso traz motivação, tirá-lo um pouco da sala de aula para ouvir a opinião sobre a profissão de outras pessoas e, também, não deixar passar em branco o dia do enfermeiro”, diz. A palestrante do evento, Viviane Carrasco, explica que o tema foi escolhido para fazer com que o acadêmico desperte para a evolução da área. “Hoje tem muitos debates para entender o ser como um todo, para prestar um atendimento de maior qualidade para o indivíduo, para a família e para a comunidade”, esclarece a enfermeira. A acadêmica do 7º semestre do ID_CURSO, Roseli Ribeiro da Silva, concorda, diz que hoje ainda se pensa mais “no tratar do que no cuidar e passou da DATA_HORA de mudar essa mentalidade”. Para Tatiana de Andrade Santos, a data serve, ainda, para mostrar à comunidade a importância do enfermeiro. “A profissão é importante para a sociedade porque o enfermeiro atua não só na assistência direta com o paciente, ele trabalha com as comunidades, ele faz orientações, prevenção de doenças, pode avaliar o crescimento e o desenvolvimento de crianças, então o enfermeiro é peça fundamental para a equipe de saúde”, exemplifica. O dia A homenagem aos enfermeiros é feita no dia 12 de março, pois é data em que Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem nasceu. “Ela fez uma revolução na Guerra da Criméia, é ela quem ergueu a profissão da enfermagem, então resolveram dedicar o dia da profissão a ela e é importante os alunos saberem o dia do enfermeiro e comemorarem”, finaliza a coordenadora do ID_CURSO. (CJ)