UNIGRAN faz exames de análises clínicas gratuitos

Acadêmica de Biomedicina inicia análise do material colhido
A UNIGRAN oferece, desde 2004, exames de análises clínicas gratuitos para a comunidade. Ciente do seu papel social e do compromisso com a formação dos acadêmicos, a Instituição realiza, através do Laboratório de Biomedicina, 41 ID_TIPOs de exames. A ação possibilita que a comunidade tenha acesso mais rápido aos exames laboratoriais e que os alunos adquiram experiência antes de saírem da faculdade. Os exames de rotina, que verificam o estado de saúde geral do paciente como, por exemplo, o hemograma, não precisam de pedido médico. A partir das análises, que são feitas por acadêmicos do último ano de Biomedicina, supervisionados por professores, as pessoas que apresentam alterações são orientadas e encaminhadas ao médico. Segundo a professora Bruna Parente de Oliveira, responsável pelo estágio supervisionado, o laboratório possibilita assim, o acesso da sociedade ao serviço de saúde. “Muitas vezes as pessoas deixam de fazer exames por ser longe, por ter filas. Então aqui é um serviço gratuito e todo voltado para ele, é individualizado, se caso houver uma alteração no exame conversamos e explicamos que é necessário procurar um médico”. Júnia Angélica Benites, 21 anos, veio até a Instituição para realizar um exame de sangue “porque os alunos fazem um trabalho bom e para mim é a mesma coisa, então é até mais fácil porque é mais perto e é bastante importante a UNIGRAN oferecer esse ID_TIPO de serviço para a comunidade”, diz. A biomédica explica, ainda, que há uma preocupação maior com os pacientes que chegam sem pedido médico. “A gente inclui uma gama de exame para verificar o estado geral de saúde. Isso inclui desde o hemograma, que é o exame básico pra verificar se o paciente está com anemia, ou com algum processo infeccioso até exames de diabetes colesterol, marcadores de função renal, para verificar o rim do paciente, exames imunológicos”, exemplifica Bruna. Com o espaço oferecido, não é só a comunidade que se beneficia. “Ano que vem, eu estando formada, eu tenho condições de chegar a um emprego e saber o que eu tenho que fazer, eu já sei como é uma rotina, eu não vou precisar aprender, realmente a gente sai daqui preparado para o mercado de trabalho”, diz Bruna Lisie Costa de Oliveira, acadêmica do 7º semestre do ID_CURSO. No laboratório os estudantes acompanham todo o processo. No período matutino, eles acompanham a coleta “e no período dos tarde eles vêm para fazer o exame, e diagnosticam os exames do paciente que eles atenderam de manhã. Então para o aluno é um ganho, ele tem o estágio supervisionado dentro da própria instituição”, finaliza a professora. A coleta de materiais para análise funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h, mas é preciso agendar um horário. Outras informações sobre o serviço oferecido pela UNIGRAN podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3411-4193. (IO/MC/CJ)