Acadêmicos de Educação Física aprendem de forma lúdica

Durante a gincana, acadêmicos se reúnem para discutir as respostas das perguntas
Para integrar duas disciplinas e estimular diversas competências nos alunos, o ID_CURSO de Educação Física promoveu, na semana passada, uma gincana com os acadêmicos do 1º semestre do ID_CURSO. A atividade foi realizada na disciplina de ‘Citologia Genética e Embriologia’, ministrada pela professora Perla Loureiro de Almeida Monteiro, e na de ‘Atletismo’, que é de responsabilidade do professor Rogério da Cruz Montes. Um dos objetivos da aula foi o de mostrar aos alunos maneiras diferenciadas de ensinar, uma vez que o ID_CURSO de Educação Física também é de licenciatura. “Assim o acadêmico vai saber como depois passar isso para os alunos”, diz Perla Monteiro. Outro ponto importante destacado pela professora é a interdisciplinaridade. Segundo ela, como a gincana envolvia exercícios físicos, o professor que leciona Atletismo, teve uma importante participação. “O Rogério trabalhou a questão da distância e a questão do tempo junto com a minha disciplina que trabalhou as perguntas”, explica. As perguntas eram escritas em papéis e colocadas dentro de balões, o objetivo dos acadêmicos era estourar esses balões, responder as perguntas e só então continuar no jogo. Um membro da equipe dependia do outro, o que, segundo a professora, estimulou o trabalho em grupo. “Eles precisavam compartilhar entre a equipe, trocar informações”, diz. Henrique Cracco Martins, 18, acadêmico do 1º semestre, gostou da atividade e acredita que ela deve continuar a ser realizada. Já sua colega, Lussandra Siqueira Santana, 23, ressalta como vantagem o estímulo extra que eles tiveram para estudar, já que “se um não soubesse o conteúdo, prejudicaria todo o grupo”, diz. (MC/TL/CJ)