Educação é passaporte para o crescimento profissional

Qualidade de vida e reconhecimento são alguns dos benefícios proporcionados pela educação
O desenvolvimento da sociedade só pode ocorrer por meio da educação. Por isso, hoje, Dia da Educação, a UNIGRAN, instituição que atua há 35 anos com o ensino superior, traz três profissionais da área para falar sobre a importância do conhecimento para a sociedade e para a vida das pessoas. Investir na educação é hoje algo essencial para aqueles que querem melDATA_HORAr e aperfeiçoar a profissão que seguem, independentemente da área. “A educação contribui para a nossa formação, é através dela que nós podemos alcançar os sonhos que almejamos de poder desenvolver o nosso lado profissional”, explica a Pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima. Para a professora Terezinha, as pessoas têm ficado mais conscientes de que investir na educação é investir em si próprio. “As pessoas estão vendo que precisam retomar o processo da educação, nós temos visto alunos que estão em nossas salas de aulas depois de 20, 30 anos, que interromperam o processo educacional. Hoje a mais valia não é mais a força bruta, é a inteligência, é a mente, é o conhecimento, e só desenvolvemos isso pelo caminho da educação”, aponta. Além da importância para o crescimento pessoal, a educação está diretamente relacionada ao desenvolvimento da sociedade. “Acreditamos que ela é a base para o desenvolvimento intelectual e também é responsável, em parceria com a família, pela formação de cidadãos críticos, bem como atuantes na sociedade em que vivem”, explicam as professoras Maria Cláudia T. Luz Ollé, Diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN, e Mara Marques Corrêa Bueno, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia da Instituição. Para a Diretora, a UNIGRAN tem contribuído com o desenvolvimento de Dourados e região. “Entendemos que a Instituição hoje se tornou uma referência em formação de profissionais competentes e qualificados para atuarem no mercado de trabalho, não somente em âmbito municipal, mas como também estadual e federal”, avalia Maria Cláudia Ollé. A Pró-reitora exemplifica, “a Instituição tem egressos que são diretores de escolas, diretores pedagógicos, gestores de educação, coordenadores de educação básica e de educação infantil”. Além dos egressos que contribuem com a sociedade, a UNIGRAN contribui com os projetos que possui como, por exemplo, o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o ID_CURSO de Libras. “O EJA é uma ação de extensão que atua no processo de alfabetização com a comunidade de Dourados há mais de 21 anos”, diz a coordenadora de Pedagogia, Mara Bueno. Valorização Além do Dia da Educação servir para as pessoas refletirem sobre a importância do conhecimento para suas vidas, as três professoras da área da Educação apontam que a data deve servir também para valorizar os profissionais da área. É “um dia de valorização do profissional em educação, pois as pessoas precisam tomar consciência da importância do professor para o desenvolvimento da sociedade”, diz Maria Cláudia Ollé. A Pró-reitora destaca, ainda, o papel dos professores da educação básica. “Todas as áreas passam pela educação, daí a importância de valorizar esse profissional da educação básica, por ele passarão todas as pessoas que ocuparão todas as carreiras do mundo”, finaliza Terezinha. (CJ)