Semana de Ciência da Computação discute importantes temas da área

Brivaldo Alves da Silva Junior, analista de tecnologia da informação falou sobre segurança de redes
Acadêmicos de Ciência da Computação e profissionais da área participaram da Semana Acadêmica do ID_CURSO de Ciência da Computação da UNIGRAN. O evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de abril e proporcionou a discussão de temas importantes e atuais para o exercício da profissão. “Trazer mais a realidade do mercado de trabalho para dentro do ID_CURSO para os alunos terem um conhecimento a mais e estarem mais inteirados do momento do mercado de trabalho, das atualizações e todas as novidades que estão acontecendo”, é o objetivo do evento, explica o coordenador do ID_CURSO Marcos Alves Mariano. Na Semana discutiram-se seis temas diferentes. “A gente procurou colocar uma diversidade de assuntos, a gente quis demonstrar para os alunos o leque de opções, de alternativas, que nós temos dentro da ciência da computação, mas é que claro que ainda é muito pouco porque nós temos ainda uma vasta área de opções”, diz Marcos. Para o aluno do último ano de Ciência da Computação da UNIGRAN, Rafael Vieiro, a discussão sobre website e sobre a plataforma Maker foram as mais relevantes. “Estavam boas as palestras, os palestrantes foram muito bons. As do segundo dia foram as melhores, a primeira, porque é justamente da minha área e a segunda foi surpreendente, ninguém imaginava o poder da ferramenta que foi demonstrado”, diz o estudante. Arthur Peron Saraiva Pinto, 22 anos, também aluno do último ano do ID_CURSO, diz que a Semana Acadêmica superou as expectativas dele. “Eu conversei com o organizador sobre os palestrantes que viriam e os temas que seriam abordados, mas não imaginava que a Semana seria tão boa”, falou. Para Arthur, a palestra sobre a plataforma Maker também foi surpreendente. “Ela foi desenvolvida por uma empresa brasileira por sete anos e entrou no mercado em 2008. Eu já tinha ouvido falar dessa ferramenta, mas não sabia do “poder” que ela possuía. Nós do 4º ano, que já programamos em outras linguagens, ficamos de “boca aberta” com as coisas que ela consegue fazer, sem muito esforço”, explica. As palestras foram, na sua maioria, realizadas por profissionais de empresas da ciência da computação, que possuem renome no Brasil. Para o coordenador do ID_CURSO, o contato com esses profissionais também é muito importante para os alunos. “A gente tem se preocupado em fazer com que os alunos, durante a graduação, tenham uma noção do mercado de trabalho, de como ele está naquele momento, para que eles mantenham, desde já, contato com os profissionais para já irem definindo aquilo que eles querem para a carreira deles”, aponta Marcos Mariano. O acadêmico Arthur Pinto conta que, para ele, a Semana colaborou muito para a decisão de seu futuro profissional. “A semana acadêmica, finalmente, deu um rumo para eu seguir depois de formado; eu já tinha em mente qual rumo eu iria tomar, mas conversando com os palestrantes, depois do evento, tive certeza”, diz o estudante que vai seguir os estudos na área de web. (CJ)