Chocolate pode não ser o vilão da Páscoa

Ao consumir chocolates deve-se dar preferência aos que possuem maior porcentagem de cacau, pois eles possuem menos gordura
Na época da Páscoa a primeira coisa que vem a cabeça das pessoas é o chocolate. Com inúmeras opções de tamanhos, cores e sabores, controlar o consumo de chocolate neste período parece impossível. Entretanto, há como comemorar bem a data, sem extrapolar na quantidade. A primeira dica que a nutricionista e professora da UNIGRAN, Rita Mendes, dá é prestar atenção na data comemorada. “As pessoas pecam ao perder o controle e comer ovo da páscoa um mês antes e um mês depois, o ovo é uma simbologia da páscoa, então é para ser consumido no dia e não antes e depois”, aponta. Outro conselho muito importante passado pela professora é sobre os alimentos que devem ser consumidos antes da ingestão do chocolate. “Ele deve ser consumido junto com alimentos ricos em fibra, então há duas possibilidades: ou como sobremesa, depois do almoço, se a pessoa consumiu verduras, ou no lanche, depois de uma fruta”, explica a nutricionista. A professora da UNIGRAN lembra, ainda, que embora haja muitos apelos visuais, o real prazer do alimento é o gosto que ele tem. “Então saboreie o chocolate o deixando derreter na boca, se mastigar não sentirá o sabor e consequentemente consumirá mais”, diz Rita Mendes. Cuidado Muitas pessoas abusam no chocolate por ele ser do ID_TIPO Diet, entretanto é preciso saber que essa nomeação não significa que ele não engorde. “A terminologia Diet é o alimento dietético e é feito para alguma patologia. Foi retirado do produto algum ingrediente que não pode ser consumido por pessoas com alguma doença, no caso do diet foi tirado o açúcar, para o consumo de pessoas com diabetes. Retiraram o açúcar, mas alternou outros ingredientes como a gordura”, fala Rita. (IO/CJ)