Seminário Indígena é encerrado na UNIGRAN

As três primeiras colocadas no conID_CURSO Miss Indígena 2011
Na noite de hoje aconteceu o encerramento do VII Seminário Indígena, que neste ano contou com muitas novidades como, por exemplo, o Miss Indígena 2011. Além do conID_CURSO, o evento trouxe outros aspectos inéditos: pela primeira vez um documento com os direitos dos índios foi traduzido para a língua materna deles e também é a primeira vez que um diagnóstico situacional das aldeias é desenvolvido. Suzeth Martins Freitas foi a eleita Miss Indígena 2011 durante o conID_CURSO que aconteceu na noite de segunda-feira no Centro de Eventos UNIGRAN. Ao todo, oito finalistas desfilaram e deixaram na mão de seis jurados, três não-indígenas e três indígenas, uma difícil decisão. Com o segundo lugar ficou Edna Aêdo Gerônimo e na terceira colocação ficou Talita Ramos Machado. O conID_CURSO de beleza foi antecedido pela palestra “Identidade, Estética e Performance Intercultural”, ministrada pelo índio guarani Almires Machado. Com a temática abordada todos os presentes puderam refletir sobre o conceito de beleza. Durante a palestra, Almires falou sobre as diferenças de percepções. “Há diferentes olhares para como se vê a mesma coisa”, disse, mencionando em seguida que os cabelos para os índios é um dos padrões de beleza. Com a palestra e o conID_CURSO, o evento objetivou mostrar a sociedade que há beleza além do padrão europeu. Modelo que, segundo palestrante, é ditado hoje. Lilian da Silva Fernandes, 15 anos, é estudante e mora na aldeia Jaguapiru. Para ela, o Seminário é muito importante para a comunidade indígena. “Para que eles tenham admiração pelos índios e vejam o talento de cada um”, diz a jovem que participou do evento porque se sentiu representada. Para a responsável pelo evento, a Pró-reitora Terezinha Bazé Lima, com o Seminário Indígena é possível ampliar as relações étnico-culturais e sociais criando espaços para que índios e não-índios ampliem a convivência, promovendo a identidade e a cultura indígena. (CJ/MC)