UNIGRAN realiza Jornada de Psicologia com sucesso

Mesa redonda discutiu a atuação do Psicólogo na área da saúde
Terminou ontem a IX Jornada acadêmica do ID_CURSO de Psicologia. Acadêmicos e profissionais da área participaram de palestras, mesa redondas e miniID_CURSOs que debateram sobre “Novas demandas para a Psicologia”, tema do evento. O Presidente do Conselho Regional de Psicologia, Carlos Afonso Marcondes, abriu o evento falando sobre a compreensão da profissão pela sociedade. A Jornada oportunizou discussões aprofundadas, com participação de acadêmicos de outras instituições de ensino da região. De acordo com a coordenadora do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN, Thaís Thomé Seni Oliveira Pereira, egressos e professores da Instituição foram os responsáveis pelos miniID_CURSOs. Para a professora Thaís, a Jornada superou as expectativas de público e de aceitação das palestras e miniID_CURSOs oferecidos. “Tivemos um grande público, mais de 300 inscritos, houve muitos visitantes, inclusive de outras faculdades, e a participação também foi muito interessante em todas as palestras e miniID_CURSOs”, disse. O estudante de psicologia Lucas Gomidi considera importante o tema escolhido pela Jornada da UNIGRAN. “Quando a gente conversa com nossa avó, com a tia, elas acham que o psicólogo só trabalha dentro da clínica e hoje já não é mais assim, podemos ver psicólogos em diversos setores”, falou. Tragédia no Realengo Durante a passagem pela Jornada Acadêmica, o Presidente do Conselho Regional de Psicologia, Carlos Afonso Marcondes, destacou o recente acontecimento que deixou 12 crianças e adolescentes mortos e 13 feridos em uma escola pública de Realengo, no Rio de Janeiro. Carlos Marcondes falou sobre a necessidade de um acompanhamento psicológico aos sobreviventes do episódio e também para as crianças e famílias que acompanham as notícias através da mídia. “Isso porque muitas das crianças que tem visto pela televisão os acontecimentos e imagens ficam abaladas e com medo que aconteça com elas a mesma situação”, pontuou Marcondes. O presidente afirmou que a psicologia ainda é uma profissão nova e, por isso, a conscientização da sociedade sobre sua importância é fundamental. “Nossa profissão ainda é jovem, então a sociedade precisa entender melhor o que faz a psicologia e compreender a importância dessa profissão na solução dos problemas, na tentativa de aliviar os sofrimentos das pessoas”, relata o palestrante. (IO/MC)