Escola Municipal recebe atividades lúdicas da UNIGRAN

Pintura nas crianças foi um dos aspectos mais atrativos da ação social
O ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN realizou diversas atividades lúdicas na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica, localizada no Jardim Guaicurus, em Dourados. A ação aconteceu no último sábado, dia 9, e objetivou levar entretenimento e lazer a comunidade da região e, ao mesmo tempo, possibilitar aos acadêmicos exercer a profissão. Eunice Floriano de Assis, 25 anos, mora na região e tem duas filhas, uma de 6 anos e outra de 3. Para ela, a ação foi ótima, principalmente por oferecer lazer às crianças. “É bom, as crianças podem brincar, senão elas só ficam em casa”, diz a mãe que mora na região. A acadêmica do 7º semestre do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, diz que sempre participa das atividades de extensão do ID_CURSO. “É mais estágio e porque acrescenta no currículo”, diz a aluna que, ainda relembra sobre a importância social: “a maioria das crianças só fica em casa, a gente proporciona a ação para elas saírem da rotina”. Entre as atividades lúdicas ofertadas às crianças, estão: cama elástica, futebol, vôlei, tênis de mesa, jogos como quebra-cabeça, dominó e xadrez, entre outros. Thaís Fernanda Rodrigues dos Santos, 13 anos, diz que o que mais gostou foi as pinturas feitas nas crianças. Quanto à ação, responde “achei legal porque tem um monte de coisas para brincar”, aponta. Semana da Saúde Os estudantes do 7º semestre do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN realizaram na última sexta-feira, dia 8, uma orientação sobre caminhada adequada. Sob orientação do professor e coordenador do ID_CURSO, Carlos Muchão Castilho, os alunos paravam as pessoas que estavam caminhando no Parque dos Ipês e orientavam sobre a forma correta de praticar o exercício. O projeto de extensão realizado visa a instruir a sociedade sobre a prática correta da caminhada. “Nós aplicamos alguns protocolos e a princípio a gente observa, deixa a pessoa fazer aquilo que ela constantemente faz e ai nós vamos ver, se o que ela faz traz os melhores benefícios ou se ainda tem alguma coisa a acrescentar”, explica Castilho. O professor do ID_CURSO explica que quando a atividade é feita de forma correta vários benefícios ocorrem. “O controle dos lipídios, diminuição da pressão, diminuição de peso, que na verdade é a proposta de quem vem fazer as caminhadas. Essa intensidade que nós orientamos é para atingir esses benefícios que a caminha traz”, aponta o educador físico. Claudete Campos, 29 anos, acadêmica do 7º semestre do ID_CURSO sabe da relevância da ação para a sociedade. “É muito importante conscientizar as pessoas, por que muitas não têm noção, por isso, a gente está aqui para orientar a forma adequada e a intensidade. O mais importante hoje em dia é a saúde, é a prevenção da saúde”, aponta. (TL/CJ)