Alunos da UNIGRAN se preparam para ministrar aulas no EJA

Estudantes assistem a oficina Desenvolvimento do Idoso, ministrada pela professora Bernadeth Bucher
Acadêmicos dos ID_CURSOs de Pedagogia, Educação Física e Artes Visuais participam nesta semana de uma série de oficinas de capacitação do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). O objetivo da ação é preparar os acadêmicos para ministrarem aulas na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Participam das aulas cerca de 15 estudantes que ministrarão aulas, sob a supervisão de professores do ID_CURSO de Pedagogia, em sete salas de seis polos do EJA. “Esses acadêmicos passaram por processo seletivo, uma prova, e ganharam uma bolsa de estudo na Instituição como forma de incentivo”, explica a coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN, Mara Marques Corrêa Bueno. Os alunos passam pelas oficinas de Planejamento e Avaliação, Processo de Alfabetização, História e Geografia, Desenvolvimento do Idoso, Matemática e Ciências. Todos os acadêmicos são dos últimos anos do ID_CURSO, mas, neste ano, há um diferencial. “A monitoria auxiliar, que é feita pelos alunos do primeiro semestre, apenas a título de conhecimento”, informa Mara. A coordenadora explica ainda que o Projeto é uma ótima oportunidade para o crescimento profissional dos alunos. “É mais uma forma de conhecer mais um leque da educação, de enriquecer o currículo e de adquirir mais conhecimento, aplicando na prática o conhecimento visto em sala”, diz. Micheli Alves Machado, 25 anos, está no último ano do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN e há dois anos participa da PEJA. Ela conta que iniciou no Projeto por curiosidade, “eu queria ter uma experiência, saber como era”. Depois, a acadêmica persistiu no projeto por perceber a importância que ele teria para ela se inserir no mercado de trabalho e para a comunidade que ministra as aulas. “[A ação] ajuda, principalmente, na autoestima, a partir do momento que eles [alunos] percebem que são capazes, se sentem alguém. Depois que eles aprendem a ler e a escrever, eles buscam trabalho, buscam melhorias para eles”, conta acadêmica Micheli, que ministra aulas supervisionadas na Escola Municipal Indígena Ramão Martins, da Aldeia Jaguapiru. O projeto “não tem fins lucrativos e dá oportunidade de estudos aos que não tiveram, inserindo-os na sociedade, dando a oportunidade de conseguirem emprego melhor e o domínio da leitura e da escrita”, completa a coordenadora. As aulas acontecem durante as tardes de todos os sábados do ano e são direcionadas aos analfabetos e analfabetos funcionais, pois equivalem ao ensino do 1° e 2° ano do ensino fundamental. O primeiro dia de aula acontece neste sábado, dia 9, para os que se interessaram pela oportunidade, ainda dá tempo, basta se inscrever na coordenação do ID_CURSO de Pedagogia até, no máximo, dia 16. Informações podem ser obtidas pelo 3411-4117. (CJ)