UNIGRAN discute atuação de engenheiros durante Aula Magna

Representante do Conselho apresentou aos acadêmicos o CREA Junior, que tem ações voltadas aos acadêmicos
Para discutir sobre “A engenharia e suas atribuições no Brasil”, três profissionais da área ministraram, na última quinta-feira, a Aula Magna do ID_CURSO de Engenharia Civil da UNIGRAN. Entre os assuntos abordados no evento estão o mercado de trabalho e a realização profissional. O representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), José Carlos Ribas, falou sobre a fiscalização e atribuição do conselho. “O principal objetivo é fiscalizar o exercício profissional, o Crea na realidade deixa o profissional dentro de um mercado que é exclusivo dele, só aquele que se formou pode fazer esse ID_TIPO de serviço, e o Crea vai sempre proteger esse profissional”, apontou. O tema mais discutido no evento foi a inserção do egresso no mercado de trabalho. Segundo o engenheiro civil, Geraldo Cogorno, a região e o país têm como absorver os formandos da área porque o Brasil ainda forma uma quantidade muito inferior do que o necessário. Além disso, “a engenharia civil é uma profissão muito ampla, durante o ID_CURSO o aluno tem noção de economia, de administração, não atua só na construção ele é um empreendedor”, explicou. O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra da UNIGRAN, Rubens Di Dio, também falou que a profissão de engenheiro civil está em ascensão. “Necessitamos de pensamentos lógicos, de pessoas que atuem e que acompanhem as tecnologias atuais”, pontuou. Paralelo ao mercado de trabalho e as ótimas oportunidades que, com freqüência, surgem para os engenheiros civis foi apontado, ainda, a importância da realização profissional. O engenheiro civil, Geraldo Cogorno, falou que, para ele, a maior satisfação é a de realizar sonhos alheios. “Todo mundo tem o sonho de ter a casa própria, e quem é que constrói? O engenheiro civil, então o ponto básico [da profissão] é realizar sonhos”, disse. (IO/MC)