Biblioteca da UNIGRAN tem mais de 85 mil exemplares para empréstimo

Acervo da UNIGRAN é um dos maiores do Estado
Com um dos maiores acervos do Mato Grosso do Sul, a Biblioteca da UNIGRAN disponibiliza aos seus alunos e visitantes diversos livros, revistas, jornais e trabalhos acadêmicos. Com número superior a 85 mil exemplares, a Instituição se atualiza constantemente, oferecendo à comunidade material bibliográfico das mais diversas áreas. Segundo a bibliotecária Cláudia Maria da Costa, além do acervo de livros, a UNIGRAN possui mais de 56 mil exemplares de revistas e jornais, tanto de notícias regionais e nacionais, quanto de assuntos específicos de várias áreas como, por exemplo, saúde e educação. De acordo com Claudia Maria, a Biblioteca se expande cada vez mais, pois a atualização constante do material bibliográfico é constante para garantir a boa formação do acadêmico. “A cada dia livros estão sendo reimpressos, são lançados novos livros, e é sempre bom a gente acompanhar a atualização para saber o que houve de mudanças, a preocupação com o aluno exige isso”, diz. A bibliotecária ressalta que, caso não haja o material que o acadêmico necessita, a Biblioteca faz empréstimos de outras faculdades através do Programa de Comutação Bibliográfica. “O COMUT dá a possibilidade de solicitar artigos em outras bibliotecas, e em dois ou três dias o exemplar já será disponibilizado no e-mail do próprio aluno”, explica. Restauração Para possibilitar que o acadêmico da Instituição e a comunidade tenham acesso a materiais em bom estado de conservação, a Biblioteca da UNIGRAN trabalha com a restauração de livros. O processo prolonga o tempo de uso do material e garante que as obras mais antigas não sejam destruídas. A restauração é feita em um setor da Biblioteca sob a orientação da funcionária Andréia Pereira da Silva. Ela explica como a Instituição atua na recuperação dos materiais. “Nós identificamos os livros que necessitam de restauração e encaminhamos para restaurar, o trabalho é todo feito à mão, o que garante vida longa a obras importantes”, afirma Andréia. É bom lembrar que mesmo com esse trabalho, os usuários precisam ter cuidado com as obras, detalhes simples fazem a diferença. Não se pode riscar ou dobrar as páginas dos livros, pois o material perde a durabilidade. Além disso, o cuidado no transporte com a bibliografia é essencial. (IO/MC)