Alunos da UNIGRAN promovem ação no Dia Mundial da Água

Ação visou a educar os frequentadores do local sobre a importância de um consumo consciente da água
O planeta tem pelo menos dois terços de seu território coberto por água. Quando se fala em escassez parece um absurdo, entretanto 97% dessa água é salgada, ou seja, imprópria para consumo, isto é o que aponta o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi pensando na necessidade do uso racional da água que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Ciente da importância da data, a UNIGRAN realizou ontem uma ação de conscientização sobre o consumo da substância. A cada ano, a ONU estabelece um tema diferente para comemorar a data, o deste ano é “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”. Nesse contexto, os ID_CURSOs de Biomedicina e Ciências Biológicas da UNIGRAN aproveitaram a campanha do Dia Mundial da Água para desenvolver uma ação voltada aos acadêmicos da Instituição. De acordo com a professora Perla Loureiro, responsável pela atividade, a predominância de água para consumo é pouca e ainda existe contaminação dessa quantidade. “A água para consumo no planeta, é um percentual já muito pequeno e o homem ainda consegue contaminar o que resta”, diz Na ação foi feito algo que impactasse os acadêmicos. “Colocamos fitas para isolar os bebedouros, de uma forma que não pudesse ser usado, levando as pessoas a repensar a necessidade de economizar e zelar pelo que ainda existe”, conta a professora. Os alunos envolvidos na ação afirmam ser importante essa mobilização. “É necessário alertar a falta de água para toda a população, assim as pessoas vão pensar na DATA_HORA que estiverem desperdiçando”, diz Fagner Cabeira, aluno do 5° semestre de Biomedicina. A ação feita com os acadêmicos da UNIGRAN também é estendida para a educação básica. Acadêmicos de Ciências Biológicas em estágio supervisionado realizam ações em escolas públicas de Dourados durante a semana. “O ID_CURSO de Biologia abrange o lado educacional, então levamos essa conscientizarão para as escolas também”, aponta Perla. (IO/MC)