Palestra alerta calouros da UNIGRAN para condução consciente no trânsito

Número de jovens envolvidos em acidentes motivou a realização da palestra
Acidentes de trânsito são cada vez mais freqüentes em Dourados, seja por imprudência ou descuido das pessoas. A melhor maneira de evitá-los é por meio da reeducação no trânsito, tanto por motoristas, quanto por motociclistas e pedestres. Para conscientizar a nova geração de condutores o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em parceria com a Guarda Municipal de Dourados e o Corpo de Bombeiros, têm feito visitas às faculdades. Com o tema “Calouros por um trânsito seguro”, o grupo esteve na UNIGRAN, na sexta-feira, dia 18. No evento, o sargento do Corpo de Bombeiros, Pedro Marino Filho, mostrou imagens de acidentes com a finalidade de fazer com que os calouros reflitam sobre as conseqüências de uma má condução. “Se eu ficar aqui falando para vocês se beber não dirija, não terá efeito, então vendo essas fotos vocês verão o que pode acontecer de verdade”, disse o sargento. Durante a palestra, representantes da Guarda Municipal de Dourados passaram dados impactantes. Segundo eles, ao ano morrem, em média, 33 mil pessoas em acidentes no trânsito e, pelo menos, 400 mil ficam feridas em todo país. Em seguida Weslei Henklain Ferruzi, da Guarda Municipal de Dourados, falou sobre o bom senso e a educação que são extremamente importantes para um trânsito seguro. “Trânsito é uma questão de respeito à vida e ao próximo”, enfatizou Ferruzi. Durante sua fala, ele citou que 78% dos acidentes ocorridos são por falhas humanas e que 14% são por problemas mecânicos. De acordo com o Guarda Municipal, somente em dezembro foram feitas cerca de 450 ocorrências em Dourados. Weslei disse ainda, que os homens se envolvem mais em acidentes do que as mulheres e que as ocorrências de acidentes com carros ainda são maiores do que as de moto. “Mas apesar de menos ocorrências de moto, essas ainda são as mais graves”, falou. (IO/MC)