Palestra com conselheira encerra Jornada de Veterinária

Presidente do CRMV também falou aos acadêmicos sobre a realidade do mercado de trabalho
Com duas falas diferentes, uma sobre “O papel do Conselho na profissão Médica Veterinária” e outra sobre “Responsabilidade técnica do veterinário”, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Sibele Luzia de Souza Cação, encerrou a V Jornada Acadêmica do ID_CURSO, que iniciou no dia 16 e terminou no18 e ofereceu diversas palestras no período da manhã e da tarde. Para a presidente, o conhecimento da atuação do Conselho por parte dos acadêmicos é de grande importância. “Um profissional que tem diploma, mas que não está inscrito no Conselho está exercendo a profissão dele ilegalmente, então trazer essa consciência para o acadêmico é muito bom”, diz Sibele. A veterinária ainda mencionou que a importância desses esclarecimentos aos acadêmicos vai além de uma contribuição para a formação profissional deles, contribui, especialmente, para a sociedade. “O serviço de qualidade começa pelo profissional habilitado na forma da lei para exercer a profissão”, aponta Sibele, que ainda lembrou que é direito do cidadão exigir a carteira profissional do médico veterinário. Atuação Em entrevista, a presidente do CRMV falou ainda sobre outros campos importantes para a inserção do profissional como, por exemplo, a política. “Outro grande tema que nós temos que discutir e promover é a atuação do médico veterinário na política. É importante lutar para inserir o veterinário nas políticas de desenvolvimento de nosso estado, de nosso país”, apontou. Segundo a presidente, com a atuação dos médicos veterinários nos ambientes de decisões públicas é possível oferecer à sociedade informações técnicas e específicas. Sibele Luzi Cação, menciona algumas áreas que interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas e têm participação direta dos veterinários. “A produção por sustentabilidade, a preservação da natureza, a produção de alimento saudável, a conquista do bem estar animal, em todas essas áreas existe a participação do médico veterinário, na manutenção cada vez mais importante da saúde pública, principalmente, no quesito dos Controles da Zoonose”, finaliza. (TL/CJ)