Medicina Veterinária da UNIGRAN debate áreas de atuação profissional

A compreensão de ultrassonografias foi discutida pelo veterinário Diogo Freire
A quinta Jornada Acadêmica do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN iniciou ontem, dia 16, no Anfiteatro da Instituição. A proposta da jornada em 2011 é mostrar aos alunos as práticas de diferentes áreas da profissão. Serão várias palestras, de diferentes assuntos, que levam aos acadêmicos conhecimentos distintos da profissão de médico veterinário. De acordo com o coordenador do ID_CURSO, Klaus Casaro Sarturnino, o objetivo da jornada é trazer assuntos que interessem aos alunos. “Nós buscamos temas variados, que contribuam para o conhecimento, as palestras de profissionais são exatamente para isso, pra que eles visualizem a profissão na prática e possam fazer suas escolhas”, contou Klaus. A acadêmica do sétimo semestre, Mayara Cazarin, aponta a importância de conhecer todas as formas de atuação do veterinário. “Temos que conhecer um pouco de todas as áreas, já que ao contrário dos médicos, os veterinários não possuem especializações. Somos praticamente clínicos gerais”. Ela ainda acrescenta a importância da presença de profissionais de fora, que reforçam e aprofundam o que é discutido em sala de aula. Primeiro Dia A palestra de abertura tratou sobre a compreensão de laudos ultrassonográfico, ministrada pelo médico veterinário Diogo Freire. Em seguida, quem assumiu o diálogo foi o zootecnista de uma empresa de saúde animal Carlos Scalon, que discutiu e orientou sobre as estratégias para aumentar a eficiência reprodutiva em gado de corte. Em sua fala o zootecnista argumentou a necessidade da reprodução por inseminação. “É uma questão de lucro”, disse Scalon. Segundo ele, a indústria frigorífica precisa de padronização, ou seja, os ID_TIPOs de carne devem ser iguais com a mesma qualidade e isso só é possível com criações bovinas vindas de inseminação. Além disso, Carlos demonstrou através de gráficos utilizados por criadores a melhor época de cria, para que o novo bezerro cresça com bom desempenho, desenvolvendo lucro para o criador. Já na parte da tarde, a professora Martha Almirão Sobreira falou sobre a influência da parvovirose suína na reprodução animal e o professor Jorge Granja de Oliveira Junior ministrou palestra sobre os aspectos básicos no atendimento de urgência de pequenos animais. A Jornada acadêmica continua com vários eventos até sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, no Anfiteatro da UNIGRAN. O evento é aberto ao público, mas somente os inscritos recebem certificados de participação. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4122. (IO/TL/MC)