Núcleo de Assistência Social atende gratuitamente

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do último ano do ID_CURSO de Serviço Social e supervisionados por professores do ID_CURSO
Diagnosticar a realidade do cidadão e interligar a análise do assistente social a outros profissionais como psicólogos, advogados e nutricionistas são as principais ações realizadas pelo Núcleo de Serviço Social da UNIGRAN (NASC). O Núcleo, que existe desde 2005, realizou, só no ano passado, 2,6 mil atendimentos. A coordenadora do NASC, Evanete Maria Rocha, explica que o Núcleo desempenha duas frentes de ações, uma para investigar a necessidade das pessoas que buscam o local e outra que analisa as melhores formas de interferir na vida de quem procurou o atendimento. “Em um primeiro momento nós realizamos o levantamento do perfil sócio-econômico do indivíduo, já em um segundo encontro se faz um reconhecimento do histórico desse usuário para saber se existe alguma intervenção interdisciplinar a ser realizada”, esclarece. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a orientação para solicitar a previdência social (seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice) e o requerimento do seguro para vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). O NASC realiza ainda, avaliações sócio-econômicas, pareceres sociais, visitas domiciliares e reuniões. Assistência para todos Os procedimentos realizados no Núcleo da UNIGRAN são voltados para toda a comunidade, independente da renda econômica. “Muitas pessoas deixam de procurar a assistência do Núcleo por pensarem que o atendimento é cedido somente a pessoas de baixa renda, ao contrário, o atendimento é realizado a toda a população”, diz Evanete. Rosalina Cabreira Dias conseguiu receber, com auxílio dos núcleos de Serviço Social e Jurídico, o benefício da previdência social para seu filho, que é deficiente mental, e além disso, garantiu o direito de adquirir remédios gratuitos para ele junto à secretaria de saúde do município. “Eu não tinha a quem procurar até que recebi a informação de que o núcleo prestava atendimento de assistência social e jurídica gratuitamente, foi um verdadeiro alívio”, disse. Para ser atendido é necessário fazer cadastro no Núcleo de Serviço Social, localizado na rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 1.755, e apresentar documento pessoal e comprovante de residência. O horário de funcionamento do NASC é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17 DATA_HORAs. Outras informações podem ser adquiridas por meio do telefone (67) 3411-4214. (LR/CJ)