Acadêmicos de Agronomia vivenciam a prática em evento da Embrapa

Evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de fevereiro e reuniu produtores e técnicos de todo Brasil
Acadêmicos do sétimo semestre do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN participaram do VI Dinapec – Dinâmica Agropecuária. O evento, que é promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e conta com diversas parcerias, tem como objetivo apresentar as tecnologias agropecuárias para produtores rurais, estudantes e técnicos. No evento foram disponibilizadas mais de 40 opções de estandes para visitação, onde estavam expostas tecnologias das áreas de sistemas agrícolas integrados, piscicultura, pecuária de corte e leiteira, ovinocultura, produção de milho, hortaliças orgânicas, qualidade de carne, monitoramento do tempo, reID_CURSOs hídricos e outros. De acordo com Claucia Honorato, professora da disciplina de Zootecnia que acompanhou os acadêmicos ao evento, a “visita técnica foi realizada para que os alunos pudessem vivenciar a teoria na prática, visto que a disciplina demonstra que a produção animal faz parte de um sistema integrado de produção no campo”. Das opções de dinâmicas disponibilizadas, as mais procuradas pelos acadêmicos foram as que provinham do tema “Sistemas agrícolas integrados”. Isso porque, segundo Claucia, a exploração da agropecuária vem sofrendo grandes custos de produção e tornando o mercado mais competitivo, exigindo da atividade um aumento na produtividade, qualidade e rentabilidade, sem comprometer o meio ambiente. Esse sistema oferece melhoria do solo, desenvolvimento das plantas em maior profundidade e redução das perdas de produtividade em decorrência de doenças e pragas. “Quando se faz a implantação do consórcio milho-brachiaria, por exemplo, o solo fica bem melhor, possibilitando uma maior produtividade no outono e inverno ou até mesmo o uso do solo como pastagem”, exemplifica a acadêmica Neila Caroline das Dores da Silva Souza. Outro assunto explorado durante o evento foi o programa do governo federal de Agricultura de Baixo Carbono – ABC. Foram apresentadas diversas tecnologias para o alcance das metas desse programa que aborda questões relativas à recuperação de pastagens degradadas e visam à integração entre lavoura, pecuária e florestas. (LR/MC)