Saúde Ocupacional: Funcionários aprovam aulas de Ginástica Laboral.

Os alunos da professora Zélia Aparecida Parizotto participaram hoje de uma das últimas aulas deste ano do programa de ginástica laboral, já pensando em seu reinício, em 2002. São 30 funcionários da UNIGRAN, dos setores de Serviços Gerais, Biblioteca e Secretaria, que freqüentaram as sessões de exercícios de alongamento. O grupo representa menos de 20% do total de funcionários da Instituição, fora o corpo docente de 200 professores, mas é assíduo e motivado. Araceles Ribeiro Barbosa, 40 anos, participa do programa desde o início e considera que o exercício físico é fundamental para as pessoas. “A gente se sente com mais disposição”, disse atendente da Biblioteca.

Para dona Elza Maria Genelhu, 61, a idade não é impedimento para a pessoa fazer exercícios físicos. Ela, que faz questão de vir ao trabalho caminhando 4 quilômetros diariamente, é uma das mais entusiasmadas com o programa. Antes, dona Elza não conseguia sequer esticar o braço para alcançar a chave do chuveiro. “Eu estou me dando muito bem com os alongamentos e melhorei em muita coisa que eu não podia fazer e já faço”, contou a funcionária da Biblioteca. A auxiliar de serviços gerais, Sirlei Antunes, 42, afirma que as duas sessões semanais de ginástica estão valendo à pena. “Antes eu sentia muita dor nas costas, eu penso que era por causa do trabalho, mas agora não sinto mais”, disse a funcionária.

A professora Zélia Parizotto, do ID_CURSO de Educação Física, explica que a ginástica laboral tem a finalidade eliminar os distúrbios ocupacionais e, muito importante, aliviar o estresse. A duração das aulas varia de10 minutos a meia DATA_HORA. A instrutora garante que os exercícios trazem os resultados esperados, contanto que sejam feitos com regularidade, o que comprova com casos de pessoas quem nem conseguiam pentear os cabelos direito ou que tinham dores ciáticas e, hoje, sentem-se aliviadas. “Os benefícios vão sendo adquiridos aos poucos e depende da realização contínua dessas atividades”, afirma a professora que iniciou o programa em 2000, com o pessoal da manutenção, e que espera novos praticantes no ano que vem: “Já estamos tristes porque nós vamos entrar em férias logo mais, mas retornamos em fevereiro”.

FOTO: Zeladoras e auxiliares de serviços gerais fazem duas sessões semanais de exercícios de alongamento com a professora Zélia Parizotto e constatam os benefícios da ginástica para a saúde do corpo e da mente.