ID_CURSOs da UNIGRAN realizam atividades para comemorar o Dia do Idoso

Acadêmicos explicam aos idosos os grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar
Atividades educativas e recreativas, foi o que os ID_CURSOs de Nutrição e Fisioterapia da UNIGRAN realizaram com mais de 30 idosos na tarde da última quarta-feira. A ação foi promovida no Centro Esportivo Municipal Jorge Antônio Salomão para comemorar o Dia Nacional do Idoso, celebrado no próximo domingo, dia 27. Além de homenagear os idosos, a atividade também objetivou passar informações importantes para a melhor idade desfrutar de uma vida mais saudável. No evento, que para ser realizado contou com a parceria do Centro de Convivência do Idoso, a primeira atividade promovida foi a palestra “Alimentação saudável para os idosos”. “Essa atividade teve como intuito proporcionar ao idoso, noções sobre quais alimentos são ricos em proteínas, carboidratos e vitaminas e quais têm maior presença de gorduras”, explica a acadêmica do 7º semestre do ID_CURSO de Nutrição, Lilian da Silva Oliveira. A segunda palestra realizada trabalhou a questão da conservação dos alimentos. De acordo com a supervisora de estágio, Andréia Ribeiro Luz Chama, a escolha do tema aconteceu porque a partir de pesquisas realizadas pelos acadêmicos foi identificado que existem surtos de contaminação devido ao uso de alimentos que se tornam impróprios após terem sido armazenados de forma incorreta. “Um ato simples como o de deixar o arroz em cima do fogão, que antigamente não era considerado um risco, é algo que pode trazer complicações”, exemplifica a professora. Além das duas palestras, os acadêmicos realizaram um bingo bastante dinâmico. Na brincadeira, ao invés de números, frutas eram sorteadas e a cada vez que uma fruta saía era explicado sobre a importância dela na alimentação das pessoas. “O bingo é uma atividade fácil, que geralmente os idosos estão acostumados a jogar, então eles conseguiram brincar e, ao mesmo tempo, prestar atenção na explicação”, comenta a acadêmica de nutrição do 7º semestre, Wanesca Marques. Após as atividades do ID_CURSO de Nutrição, foi a vez de alunos do ID_CURSO de Fisioterapia realizarem ações para beneficiar os idosos. Os acadêmicos instruíram os idosos a fazer exercícios simples, mas que ajudam na melhoria das articulações, além de propiciar mais disposição a eles. (LR/CJ)