Pós-Graduação com foco na família possibilita tratamento completo

Estudos sociais que inserem a família proporcionam mais benefícios à sociedade
Profissionais capacitados para lidar com as famílias inseridas nas mais diversas realidades sociais: é isto que a UNIGRAN proporciona à sociedade por meio da pós-graduação em Gestão de Políticas Sociais com ênfase em trabalho social com famílias. A tendência atual é das áreas sociais não assistirem mais apenas o indivíduo, mas sim ele e sua família. “Vê-se que a família é a base de qualquer cidadão, de qualquer segmento. Há algum tempo atrás se pensava em trabalhar somente aquele usuário que chegasse até o atendimento e tratasse daquela necessidade isolada. Hoje não, a política é bem clara e é preciso dar atenção às famílias dessas pessoas atendidas até para se dar continuidade ao tratamento”, explica a coordenadora do ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN, Maria Madalena Marques. Segundo Madalena, a pós-graduação em Gestão de Políticas Sociais desenvolve no profissional um olhar crítico, investigativo e propositivo. “Todos podem participar porque essa pós-graduação vai dar um panorama do que é um trabalho com famílias, qual a compreensão do que trabalhar, como trabalhar e identificar qual é a base que a família dá para o indivíduo”, esclarece Madalena, que complementa: “a compreensão da família também é importante para profissionais da área da saúde, da educação, do direito”. A coordenadora ainda exemplifica, “a questão da doença, por exemplo. Por que o cidadão chegou a adoecer? Porque não tem dinheiro para comprar o remédio? Tem uma série de questões que não tem como analisar, entender, isoladamente com o indivíduo, com o usuário, tem que conhecer a origem e a origem está na família, no histórico dela, na compreensão da estruturação dela”. A especialização em Gestão de Políticas Sociais é oferecida na modalidade presencial e entre as disciplinas ofertadas estão “Estado e Políticas Sociais: a formatação de padrões de Proteção Social”; “Família na Contemporaneidade e Políticas Sociais no Brasil” e “A instrumentalidade do trabalho social com Família”. Outras informações sobre a especialização podem ser encontradas no site www.unigran.br ou pelo telefone 3411-4114.(LR/CJ)