Comunidade de baixa-renda tem atendimento jurídico de graça na UNIGRAN

Núcleo possibilita aos acadêmicos a vivência da prática profissional
Para aqueles que precisam de advogado, mas não têm condições de contratar o serviço, a UNIGRAN presta atendimento gratuito. Por meio do Núcleo de Prática e Assistência Jurídica (NPAJ), a Instituição oferece à comunidade de baixa renda acompanhamentos na área cível (Vara de Família e Juizado Especial) e presta orientação nas demais áreas jurídicas. De acordo com a coordenadora do NPAJ, Kelei Zeni, são vários os procedimentos feitos pelo Núcleo da UNIGRAN, entre eles destacam-se pedidos de divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, pedidos de guarda, cobrança de dívidas, reparação de danos, entre outros. Somente no ano passado foram realizados aproximadamente 2,6 mil atendimentos na sede do Núcleo. Além desses, ainda houve 400 ações em projetos de extensão como, por exemplo, “Direito vai à Comunidade”, “Direito e Cidadania”, “Prática Jurídica mediante visitas orientadas”, “Ciclo de Palestras” e “Pulseiras do Sexo”. A coordenadora do núcleo explica que os projetos de extensão facilitam a vida das pessoas que enfrentam dificuldades de horários e, principalmente, de locomoção. “Nossos serviços vão além do espaço físico do Núcleo, fazemos um levantamento das necessidades, agendamos e divulgamos o atendimento que é realizado aos sábados e domingos e atendemos as pessoas de um determinado bairro, de uma determinada comunidade, pessoas que não tem como se deslocar até o Núcleo Jurídico durante a semana”, disse a advogada Kelei. Os que necessitam de serviços jurídicos devem procurar o NPAJ da UNIGRAN na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 1.755, ou pelo telefone (67) 3423-5522. Antes do atendimento é preciso passar por uma avaliação sócio-econômica, que verifica a necessidade da gratuidade. Prática acadêmica O Núcleo Jurídico da UNIGRAN é tão importante para a comunidade de baixa renda, quanto para os acadêmicos de Direito da Instituição. Para ser bem sucedido na carreira é preciso ter formação acadêmica de qualidade, com experiência prática da profissão ainda na graduação. E é com essa finalidade que o ID_CURSO oferece aos acadêmicos do último ano a possibilidade de contato direto com o público, através do NPAJ. Acompanhados pelos orientadores, os acadêmicos atendem casos reais, “é de suma importância esse trabalho prático para os alunos, que desde o primeiro semestre aprendem o direito material, e quando chegam ao Núcleo, atendem casos reais colocando em prática o exercício do direito”, afirma a coordenadora. Kelei Zeni disse ainda que esse é o momento dos futuros advogados desenvolverem a comunicação com o cliente, a preparação do processo, a elaboração de manifestações, de reID_CURSOs, a responsabilidade em relação a prazos e também a ética profissional. (IO/MC)