Acadêmicos da UNIGRAN vão à maior Feira de Agronegócio do Brasil

A feira é realizada em 72 hectares e possui abrangência internacional. No detalhe, o grupo que realizou a vigem
Graduandos dos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN tiveram a oportunidade de participar, no dia 10 deste mês, do Show Rural Coopavel, evento que é referência mundial em feiras na área do agronegócio, e que acontece todos os anos na cidade de Cascavel, Paraná. O evento que iniciou em 1989, só para associados, hoje reúne cerca de 40 mil pessoas ao dia. “É o maior evento de tecnologia do setor agroindustrial, é tradicional, o maior do Brasil. Você tem contato direto com novas tecnologias, com apresentação de novos equipamentos, com variedades de sementes, projetos agrícolas, sistemas de irrigação”, enumera o professor Fábio Régis de Souza, que coordenou a viagem juntamente com o docente Elmo Pontes de Melo. Ao todo, 45 estudantes das áreas agrárias da UNIGRAN foram ao Show Rural. “Descobrimos que ainda tinham algumas vagas e conseguimos. Queríamos ir pela informação, conhecimento, é sempre bom participar desses eventos, interagir com veteranos, com pessoas mais experientes e ver o que eles já passaram”, menciona Lorraine Vidal, 19 anos, estudante do 5º semestre de Agronomia. Ao ser questionada sobre o que mais lhe chamou a atenção, a acadêmica é enfática: “a proporção”, e completa “são as melhores empresas expondo os melhores produtos. No nosso meio é muito valorizada; é a ‘top’ das feiras”. Para Lorraine, uma das principais vantagens que os estudantes obtêm ao visitar eventos, como o Show Rural, é a visualização da teoria nas ações práticas da profissão. “Não teve nada que eu vi lá e não tinha visto aqui, mas você consegue visualizar a teoria na prática. [O aluno], volta com uma visão mais ampla”. O acadêmico do 5º semestre de Tecnologia em Agronegócio, Evandro Henrique Petter, 21 anos, também acredita que a Feira é o melhor exemplo prático de sua profissão. “Aqui você consegue ver a teoria, mas lá é a prática. Dá uma noção de campo muito boa, você vê o contexto geral, escolhe até o que seguir depois, quando for exercer a profissão”, diz. A estudante de Agronomia ainda menciona outro ponto importante das visitas feitas a eventos grandes como o de Cascavel. “A troca com as áreas de outros estados. Aqui é mais soja e milho, lá dá para ver gado, leite e outras áreas que também são da agronomia”, diz Lorraine, que finaliza agradecendo os professores que, junto com a UNIGRAN, proporcionaram a viagem, “eles vestiram a camisa e conseguiram fazer todo mundo participar, e com muito respeito”. (CJ)