Desembargador do TRT elogia trabalho da UNIGRAN com índios

Debate foi realizado na manhã do último sábado, na Escola Municipal Tengatuí Marangatu
O desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho, 24ª Região, Francisco das Chagas Lima Filho, elogiou o trabalho da UNIGRAN nas comunidades indígenas. Durante o debate “Cidadania Trabalhista”, o desembargador agradeceu à Instituição pelo apoio nesse, e em muitos outros eventos em prol dos índios da região. Lima Filho relembrou, durante sua fala, o apoio da UNIGRAN na realização das audiências, que foram realizadas no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da aldeia Jaguapiru, onde foram julgados mais de dois mil processos trabalhistas envolvendo índios. “A UNIGRAN é parceira em primeira DATA_HORA de tudo que envolve a questão indígena em Mato Grosso do Sul”, disse ele. Para ele, a parceria do TRT com a Instituição deve ser explorada sempre que possível. “A UNIGRAN desde que eu cheguei a Dourados, é uma parceira em todos os projetos que eu tentei implantar, e até agradeço publicamente essa parceria, que é muito importante e vai continuar, com certeza”, declarou o desembargador federal. A Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D´Amato De Déa, falou sobre o compromisso da Instituição com a formação integral do indivíduo, compreendendo e estimulando as diversas formas de manifestação cultural. A professora reafirmou, ainda, o compromisso da UNIGRAN com a comunidade indígena, com a formação superior de índios, para que atuem em favor da sua comunidade. “Cidadania Trabalhista” O debate, realizado na aldeia Bororó, objetivou discutir a questão trabalhista dentro da comunidade indígena, para realização da tradução do Caderno de Direitos Trabalhistas para as línguas Terena e Guarani, de acordo com o que a comunidade espera. Segundo o desembargador, para a realização da tradução, era necessário que a comunidade fosse ouvida. “Se a tradução da cartilha fosse ipcis literis [ao pé da letra], o acesso efetivo dos índios às informações não seria aquilo que se almeja”, disse Francisco das Chagas Lima Filho. Para realização do evento, o TRT contou com o apoio da UNIGRAN e do Ministério Público do Trabalho.(MC)