Evento marca hoje abertura oficial do Recém-Ingresso

Para a pró-reitora de ensino e extensão, Terezinha Bazé, o projeto também ajuda no nivelamento dos estudantes
Acontece, hoje, a abertura do Programa Recém-Ingresso, projeto de recepção aos calouros, que visa não só a dar as boas vindas aos novos alunos, mas também a passar conhecimentos e orientações necessários à vida acadêmica. A abertura é realizada no Centro de Eventos da UNIGRAN e conta com a apresentação cultural da cantora Alicea Fernandes, com a apresentação institucional da reitora Rosa Maria D’Amato De Déa e com uma mesa-redonda, cujo tema é “Vida Universitária”. O projeto, segundo a pró-reitora de ensino e extensão, Terezinha Bazé, é uma oportunidade de interação e de envolvimento do aluno com a vida universitária. Apesar de a abertura oficial ser realizada hoje, desde o início das aulas as turmas têm tido atividades diferenciadas como, por exemplo, a visitação dos alunos às dependências da Instituição. O tour pela instituição permite ao aluno conhecer espaços dos quais pode usufruir, como os laboratórios, a biblioteca, as clínicas entre outros. Além da programação comum a todos os calouros, cada ID_CURSO terá atividades específicas e todos os recém-ingressos poderão fazer oficinas como a de língua portuguesa e a de informática básica. Na vida dos estudantes, é grande a importância das oficinas ministradas; “para o aluno ser bem sucedido em engenharia civil, ele deve ser bom em cálculo, em matemática e ele tem que ter noções de desenho, então, o objetivo das oficinas é dar possibilidades dele adquirir aptidões”, exemplifica a pró-reitora. As atividades e oficinas do projeto Recém-Ingresso acontecem até o dia 26 deste mês e entre outros temas que serão trabalhados com os calouros estão: postura e oratória, técnica de desenho, utilização da calculadora científica e outros. “O intuito de tudo isso é acolher esse aluno e mostrar a diferença entre ser um aluno de ensino médio e um universitário, mostrando seus deveres, responsabilidades e direitos”, finaliza Bazé. Social Neste ano, o Projeto também incorpora a formação humanística que caracteriza todos os ID_CURSOs da Instituição. Por meio da campanha “calouro consciente”, serão recolhidas doações de produtos de higiene pessoal, as quais vão ser destinadas aos desabrigados do Rio de Janeiro. Terezinha Bazé salienta que os veteranos também podem aderir à campanha. (IO/CJ)