Oficinas discutem temas do dia-a-dia dos professores

Professores da UNIGRAN ministraram oficinas focadas na prática
Depois de seis edições, o Seminário Interno da UNIGRAN de 2011 não deixou de ser inovador, ofereceu dez oficinas com os mais variados temas, além de uma mesa-redonda. A novidade do evento esse ano, é que, em todas as oficinas, os ministrantes eram professores da instituição e a regra que valeu também para a mesa-redonda. O primeiro acontecimento nesse sentido ficou a cargo das professoras Giane Lopes Bergano Missirian, Julice Angélica A. Gadani e Rosimeire Navarro Martins, que participaram da mesa-redonda que tratou do tema “Prática docente em sala de aula”, sob mediação da Pró-Reitora de Ensino de Extensão, professora Terezinha Bazé de Lima. Logo em seguida, foi dado início às oficinas do período matutino. "Fazeres docentes no ensino superior”, foi o assunto conduzido pelas professoras Claúdia Ollé e Mara Bueno. A "Pesquisa Qualitativa e seus procedimentos metodológicos" foi o tema discutido pela professora Zeina Hassen Mustafá. Já a professora Bernadeth Bucher falou sobre “Modalidades de pesquisa”, na oficina que fez uma abordagem teórica e prática sobre o tema. “Vamos publicar na Interletras?” foi o assunto da oficina de número quatro, proferida pela professora Nara Sgarbi, e falar sobre o “Projeto de pesquisa bem sucedido no comitê de ética” ficou por conta da professora Georgia Cristian Borges. Encerradas as oficinas da manhã, à tarde os temas foram: “Uso de programas estatísticos em pesquisa”, abordado pelos professores Raquel Bonacina Vitorino e Fábio Régis de Souza; "ID_CURSOs tecnológicos" foi assunto para a oficina proferida pelas professoras Claúdia Belloni e Terezinha Bazé de Lima, que discutiu suas características e planejamento do processo ensino aprendizagem. As professoras Maria Alice de Melo e Rute de Souza colocaram em questão a "Reforma Ortográfica". "Práticas e experiências pedagógicas na organização de aulas em ciências socias" foram discutidas na oficina apresentada pela professora Gassen Zaki Gebara. Para encerrar o quadro de oficinas, a professora do ID_CURSO de Comunicação Social Maria Alice Otre trouxe ao debate o tema “Da sala de aula à imprensa: como divulgar ações no departamento de comunicação”. “Sempre senti certa falta de comunicação dentro da instituição, conclui que oficina poderia sanar algumas dúvidas com relação a isso”, afirma o coordenador do ID_CURSO de Engenharia Civil, Rubens Di Dio, que assistiu a oficina e diz ter chegado a muitas soluções após algumas técnicas citadas pela ministrante. O Seminário Interno aconteceu nos dias 26 e 27 e reuniu professores dispostos a adquirir mais uma formação antes do inicio das aulas.(LR/CM)