Palestra aborda motivação e comprometimento de professores

Performances durante a palestra chamaram a atenção dos presentes
"Competências do professor líder". Esse foi o tema da palestra de abertura do VI Seminário Interno da Pró-Reitoria de Ensino de Extensão, que aconteceu na noite de quarta-feira (26), no Salão de Eventos UNIGRAN. Antes do início da palestra, a Reitora Rosa Maria D’Amato De Déa proferiu algumas palavras. Ela parabenizou os ID_CURSOu com boas notas no ENADE, ressaltando a nota máxima do ID_CURSO de Jornalismo, e disse, ainda, que é preciso um sentido de integração e que espera que 2011 seja ainda melhor do que o ano que passou. O palestrante motivacional e treinador comportamental Cersi Machado interagiu o tempo todo com os professores e os fez refletir sobre situações habituais em sala de aula. Ele ressaltou várias vezes que é preciso que o professor se aprimore na sua maneira de educar e ensinar, que é necessário interação com os alunos e alto astral. “O professor é o instrumento de aprendizagem do aluno, é através da maneira que ensina que os alunos entendem, e se não entendem a culpa não é do aluno”, disse. Segundo Cersi, para que haja êxito em ensinar, é indispensável que o professor tenha entusiasmo, presença, liderança, conhecimento e também comunicação, “não adianta ter conteúdo, se não consegue passar para outras pessoas o que sabe”, afirmou o palestrante. Aos poucos, o treinador comportamental foi deixando os professores mais à vontade. Com algumas brincadeiras, mostrou que sem motivação não é possível ensinar; que é através do lúdico, do diferente, que é prazeroso aprender. Além das dicas e técnicas de como ser um professor líder, Cersi pontuou, ainda, que o professor deve ser comprometido com a instituição na qual trabalha, “não é só vestir a camisa. Assuma como sua”, referindo-se à instituição. Com muita facilidade de se comunicar e prender a atenção de seus ouvintes, o palestrante criou um personagem que interagiu algumas vezes com os professores: o Machadinho, nome dado ao boneco virtual, que deixou uma mensagem final aos mestres, dizendo que eles devem levar a sério e por em prática o que ouviram para serem professores líderes. (IO/CM)