VI Seminário Interno da Pró-Reitoria de Ensino de Extensão inicia hoje

Profissionais sempre se mobilizam para a formação continuada
As aulas na UNIGRAN têm início somente na próxima semana, porém Mantenedora, Reitoria, Pró-Reitorias, Diretorias, Departamentos, Coordenação de ID_CURSOs e professores já iniciaram suas atividades. Hoje à noite começa o VI Seminário Interno da Pró-Reitoria de Ensino de Extensão, que conta com a participação de todos os professores, que serão orientados quanto às “Competências do Professor no ensino superior: planejamento, prática docente e avaliação da aprendizagem”, título do evento. Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Extensão, professora Terezinha Bazé de Lima, o seminário é parte do Programa de Formação Continuada da UNIGRAN, para melhor formação de professores e gestores que nela atuam. Para a pedagoga, o evento é uma diretriz para o trabalho dos professores. A novidade neste sexto ano está nas oficinas, que serão ministradas pelos professores da própria instituição, “é a UNIGRAN cedendo espaço para o professor, dando a ele o papel de protagonista da sua prática”, declara Bazé. A UNIGRAN prioriza a prática docente do professor colocando-o como tema principal do seminário, atendendo assim, as políticas que contém no Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI). A programação do evento gira em torno de palestras, mesa-redonda e oficinas. Na abertura, o palestrante motivacional e treinador comportamental, Cerci Machado, traz à tona as “Competências do professor líder”. Amanhã, o evento prossegue durante todo o dia com a mesa-redonda que tratará da “Prática docente em sala de aula”, seguida de oficinas do período matutino, que irão abordar oes seguintes temas: “Fazeres docentes no ensino superior”; “Pesquisa Qualitativa”; “Modalidades de pesquisa: Abordagem teórica e prática”; “Vamos publicar na InterLetras ?” e “Projeto de pesquisa bem sucedido no Comitê de Ética”. Para o período da tarde, são cinco oficinas: “Uso de programas estatísticos em pesquisa”, “Da sala de aula à imprensa: como divulgar ações ao Departamento de Comunicação”, “ID_CURSOs tecnológicos: característica e planejamento do processo ensino e aprendizagem”, “Reforma ortográfica em questão” e “Práticas e experiências pedagógicas na organização de aulas em Ciências Sociais”. A pró-reitora assinala que essas oficinas “são experiências bem sucedidas contribuindo na formação de novos quadros e na retroalimentação do nosso corpo docente e fazer pedagógico”. Cada professor participa de duas oficinas, uma em cada turno. Horários A abertura do evento (hoje) começa às 19h, no Salão de Eventos UNIGRAN. Amanhã (27), a mesa-redonda será das 7h30min às 9h, no anfiteatro; as primeiras oficinas têm inicio às 9h30min e vão até as 11h30min. As oficinas do período vespertino acontecem das14h às 17h, todas no bloco 01 da UNIGRAN, onde também se realizará o encerramento, às 17h. (LR/CM)