Comunicação Social da UNIGRAN é destaque entre as instituições do Estado

Jovens entrevistaram pessoas no shopping, atuando como "repórteres"
O ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN tem uma excelente novidade para os interessados em seguir essa profissão: é o melhor ID_CURSO do Centro-Oeste, entre instituições públicas e privadas, além de ser o 8º na classificação das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no país e o 18º entre os 299 ID_CURSOs avaliados, no Brasil, em 2009. Neste final de semana (22 e 23), após a ótima notícia, os ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN - Jornalismo, Publicidade & Marketing e Tecnologia em Produção Publicitária – realizaram uma ação no shopping Avenida Center de Dourados. “Algo diferente que motiva as pessoas a se interessarem e talvez até escolherem os ID_CURSOs de comunicação social”, comentou sobre a ação Rene Desbecel Beltim, que participou do “repórter por um dia”, que pretende demonstrar algumas das funções do jornalista. Para o jovem “repórter” essa ação é uma ótima oportunidade para sanar qualquer dúvida com relação aos ID_CURSOs, além de ser um fato inusitado na cidade. Beltim realizou pela primeira vez uma entrevista sobre a rádio localizada no Shopping, “foi bastante interessante conhecer a rádio e saber o trabalho de um radialista”, disse Beltim. Daniela Pereira de Toledo também participou das atividades realizando uma entrevista. Ela revela que sempre desejou cursar Jornalismo, mas optou por Letras, deixando de lado o sonho. “Para mim foi muito legal entrevistar alguém e depois passar para o papel sabendo que o texto será lido por outras pessoas, uma tarefa bastante interessante”, afirma Daniela, que ainda diz que, depois dessa experiência, pretende correr atrás de seu sonho de ser jornalista. De acordo com a coordenadora dos ID_CURSOs de Comunicação Social, Maria Alice Campagnoli Otre, o objetivo da ação foi fazer com que as pessoas realmente conhecessem o que um jornalista e um publicitário fazem e em que áreas eles podem atuar. “Nós realizamos a atividade para aproximar os ID_CURSOs de Comunicação Social da sociedade, pois as pessoas não sabem o que cada profissão desenvolve por isso não se interessam”, disse a coordenadora. Para ela, os resultados da ação foram muito positivos e esclarecedores, “nós recebemos várias pessoas que concluíram outros ID_CURSOs e que pensaram em fazer comunicação social, mas desistiram, pois não sabiam sobre a realidade de mercado ou por falta de informações sobre a instituição”, ressalta. Além do “Repórter por um dia” outras atividades foram oferecidas como: locução em TV, fotografia jornalística e publicitária e edição de imagem. ID_CURSOs de Comunicação Social O ID_CURSO de Comunicação Social da UNIGRAN oferece Publicidade e Marketing e Tecnologia em Produção Publicitária. As funções são bastante parecidas: durante o ID_CURSO o aluno adquire competências em artes digitais, comunicação, design e marketing, estando apto a utilizar as linguagens de suportes impressos, radiofônicos, televisivos e multimídias; bem como a implementação de planejamentos estratégicos em empresas privadas, públicas e/ou do terceiro setor. O aprendizado prático do ID_CURSO garante aos acadêmicos uma vivência profissional do formado em Publicidade logo no 1° semestre, que pode contar com a Publigran- Agência Experimental de Propaganda e com os laboratórios e estúdios de TV, rádio e fotografia. Um dos diferenciais do ID_CURSO é a possibilidade de o aluno obter dois diplomas de ID_CURSOs superiores em apenas quatro anos, um de Tecnólogo em Produção Publicitária, ao término do segundo ano e outro de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade & Marketing, ao concluir o quarto ano. O outro ID_CURSO oferecido é Jornalismo, que dispõe da base instrumental necessária para a realização dos trabalhos exigidos pelos conteúdos nas áreas de Informática e Metodologia de Pesquisa. Os conteúdos em Sociologia, Antropologia, Cultura Brasileira, História do Brasil Contemporâneo e Psicologia dão o suporte humanístico para a área profissional: Interpretação e Produção de Textos, História e Teorias da Comunicação, História e Teorias do Jornalismo, Técnica de Reportagem e Entrevista, Assessoria de Comunicação, Redação Jornalística, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Online. Vestibular A possiblidade de ingresso em um desses ID_CURSOs acontece no dia 29 de janeiro com vestibular da UNIGRAN. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.vestibularunigran.com.br, até 27 de janeiro. A UNIGRAN oferece mais de 30 opções de ID_CURSOs e é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies.(LR/CM)