Nutricionistas são doutores da alimentação

Nutricionistas atuam na promoção da qualidade de vida
Nunca se falou tanto em qualidade de vida como hoje. E para ter uma vida melhor é necessário seguir uma alimentação saudável. A nutricionista Rita Mendes, coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da Unigran, explica que as políticas nacionais têm ampliado os campos de atuação para os profissionais. Quem ganha com isso é a própria população, pois tem ao seu alcance profissionais qualificados na promoção do bem-estar. As ações do Ministério da Saúde na área da alimentação estão relacionados a alimentação saudável, prevenção a deficiência de micronutrientes, promoção do aleitamento materno, alimentação infantil e também alimentação de pessoas doentes. É a partir daí que cresce o campo de atuação para o nutricionista: Unidade de Alimentação Nutricional (UAN), Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Indústria de Alimentos, Docência, Nutrição em Esportes, Marketing de Alimentos, entre outros. O hábito alimentar incorreto, segundo Rita Mendes, é um dos principais fatores que causam problemas na saúde humana. Ela cita, por exemplo, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) ao apontar que 50% da população brasileira está com excesso de peso. Vários problemas médicos graves têm sido relacionados à obesidade, incluindo diabetes ID_TIPO 2, doenças no coração, pressão alta e infarto “Este retrato da alimentação da população ressalta a necessidade do profissional nutricionista na promoção da alimentação saudável nas diferentes classes sociais”, diz Rita Mendes. Ela acrescenta que o profissional nutricionista conhece a propriedade nutricional dos alimentos, orientando a uma alimentação que não apenas mate a fome, mas que ofereça alimentos com adequado aporte de nutrientes que defenda a saúde. O ID_CURSO A Nutrição da Unigran é oferecida em 8 semestres nos períodos matutino ou noturno, permitindo ao acadêmico vivenciar os principais campos de atuação profissional. No Núcleo de Nutrição os estudantes desenvolvem a habilidade do atendimento individual e conseguem visualizar a melDATA_HORA da saúde dos pacientes com a adoção de hábitos alimentares saudáveis. O público são de pacientes que procuram emagrecer, hipertensos, diabéticos, renais, cardiopatas entre outros que necessitam de orientação nutricional. As inscrições ao vestibular estão abertas pelo site www.vestibularunigran.com.br e vão até o dia 27. As provas serão realizadas em 29 de janeiro.