Educador Físico trabalha para minimizar males da rotina e do estresse

Projetos colocam acadêmico em contato direto com a comunidade
A prática de exercícios melDATA_HORA a saúde e a qualidade de vida. Diante de fatores como estresse, questões ligadas ao sedentarismo e da má alimentação, muitas pessoas então buscando válvulas de escape, como atividades físicas, capazes de minimizar esses efeitos desagradáveis. Para obter bons resultados nessas atividades, é necessário ter sempre o acompanhamento de um profissional qualificado e hábil para lidar com a execução de exercícios, o profissional de Educação Física. O bacharelado é voltado para o aperfeiçoamento das práticas desportivas, permite que o profissional trabalhe como treinador, preparador físico, gestor ou professor em clubes, em locais como academias, hotéis, associações recreativas, empresas e clínicas de reabilitação. Já a licenciatura, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, habilita o profissional a trabalhar como professor em escolas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, das redes pública e particular. O profissional egresso do ID_CURSO de Educação Física, construirá competências ao longo de sua formação, que lhe possibilitará atuar em escolas do Ensino Básico, com domínio de conteúdos e de conhecimentos pedagógicos, comprometido com os valores éticos, conhecedor do papel social da escola, tendo uma concepção de homem como um ser aberto à transcendência, e uma visão holística do ser humano, para associar-se à natureza, cultura, o corpo e a mente. O ID_CURSO No primeiro ano do ID_CURSO, as disciplinas básicas são: fisiologia, biologia, anatomia, ortopedia e psicologia, necessárias para um melhor conhecimento do corpo e da mente. A partir do segundo, o aluno vai aprender as principais modalidades esportivas, que são: Basquetebol, Voleibol, Futebol de Salão, Futebol de Campo, Handebol, Tênis, Ginástica Olímpica, Saltos Ornamentais, Jiu – Judô – Karatê, Vela – Canoagem, Pólo, Aquático, Remo, Esgrima, Boxe, Arco e Flecha, além de recreação e estudos de lazer. Outra característica importante do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN são as atividades extracurriculares, projetos de extensão que colaboram para a formação de um bom profissional. “O ID_CURSO desenvolve muitos projetos durante o ano como a Oligran, a copa de futsal e ainda projetos que envolvem parceiros, onde os acadêmicos oferecem atendimento durante o ano todo”, disse Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN. Segundo ele, atividades fora da instituição colaboram com o desenvolvimento profissional e pessoal do acadêmico, que aprende a lidar com situações futuramente cotidianas. Muitos desses projetos são desenvolvidos com outros ID_CURSOs da área da saúde como: Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Farmácia. A UNIGRAN está com as inscrições abertas para o vestibular no dia 29 de janeiro, que oferecerá o ID_CURSO de licenciatura (duração de três anos) e graduação (mais um ano) em Educação Física. Os interessados podem inscrever-se pelo site www.vestibularunigran.com.br, até o dia 27 de janeiro. (LR/CM)