Hospital Veterinário presta atendimento a animais silvestres

Os tamanduás são as maiores vítimas de atropelamento no Estado
O Hospital Veterinário da UNIGRAN está prestando atendimento a animais silvestres vítimas de imprudência e falta de estrutura nas rodovias e ruas que cortam Dourados. No momento, três animais estão sob observação: um tamanduá bandeira, uma coruja e um gavião. Os animais são levados ao Hospital Veterinário, na maioria das vezes encaminahdos pela Polícia Militar Ambiental (PMA), recebem todo o tratamento e logo em seguida são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres-CRAS, em Campo Grande. O tamanduá bandeira chegou ao hospital no dia 18 de janeiro com ferimentos leves nas patas; recebeu atendimento, porém, ainda não responde ao tratamento. Segundo a médica veterinária Fabiana Rangel, ele está sendo tratado com fluidoterapia, antibióticos e antiinflamatórios, mas ainda não se alimenta. “O hospital tem a estrutura para oferecer os primeiros socorros, caso animal não responda a esse ID_TIPO de tratamento, será encaminhado para um local mais apropriado”, explica a veterinária. Já a arisca coruja, encontrada por um motorista na carroceria de um caminhão, está respondendo muito bem aos tratamentos. Ela chegou ao Hospital Veterinário também no dia 18 de janeiro, com ferimentos gravíssimos, mas logo demonstrou melDATA_HORA. “A coruja chegou aqui com uma das asas quebradas, mas está se alimentado muito bem”, relata a médica responsável pela ave, Lidiane Palácios Zanata Correia. Segundo ela, ainda será realizada uma pequena cirurgia para recuperação completa da ave. O caçula dos hóspedes, um filhote de gavião, foi encaminhado ao hospital pela PMA com fratura exposta na asa direita. O veterinário Thiago Mariani revela que “o tratamento é realizado a partir de curativos e antibióticos para efetuar a cura", uma vez nenhum procedimento invasivo será feito no ferimento. A pequena ave foi encontrada por um cidadão, que logo entrou em contato com a polícia. O Hospital Veterinário funciona no bloco cinco da UNIGRAN, inclusive aos sábados, domingos e feriados para atendimentos emergenciais. Nos outros dias, o atendimento clínico é feito regularmente, até as 21h30, mas é necessário agendar as consultas. O Hospital oferece reID_CURSOs clínicos e cirúrgicos do mais alto nível, referência no Estado, e todas as atividades são feitas com a supervisão direta dos professores. Outras informações pelo telefone (67) 3411-4199. (LR/CM)