Vestibular Design em Moda: Setor da confecção é um dos que mais cresce no Estado
Ivana Janbersi é a coordenadora do ID_CURSO de Design em Moda
Como forma de atender o mercado regional, a UNIGRAN traz para o vestibular 2011 o ID_CURSO tecnológico em Design de Moda. Com duração de dois anos, será oferecido no período noturno. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas pelo site www.vestibularunigran.com.br, até o dia 27. As provas serão em 29 de janeiro. De acordo com a coordenadora do ID_CURSO, Ivana Jambersi, o setor da confecção é um dos que mais cresce no Estado. “As empresas e indústrias estão em busca de profissionais qualificados que possam atender todos os segmentos da moda”, diz Ivana. Ela é profissional da área há 18 anos, já atuou em Santa Catarina e São Paulo como consultora e professora universitária e, atualmente, oferece consultoria na região sul de Mato Grosso do Sul. Dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de MS (Sindvest) apontam que, no Estado, o setor de confecções tem mais de 600 indústrias. Por conhecer de perto a realidade do setor, Ivana diz que faltam profissionais especializados em modelagem, acabamento de costura e na própria gestão de negócios. “O Interessante disso tudo é que o ID_CURSO de Design em Moda da UNIGRAN vai atuar com as bases fundamentais da moda: criar o produto, produzir e a comercializá-lo no mercado”, frisa a professora, desmestificando que o ID_CURSO não é voltado somente para quem deseja ser estilista. Essas três bases apontadas por ela são consideradas como o tripé para a garantia do desenvolvimento da empresa e consolidação de produtos no mercado. “A empresa ou indústria só consegue estabilidade a partir do momento que tem profissionais aptos a trabalhar com a moda num todo”, acrescenta Ivana Jambersi. Por ser um ID_CURSO dinâmico, inserido a novidades do mercado da moda e ao planejamento e administração de negócios, ela explica que diferentes perfis de profissionais podem cursar Design em Moda. Vão desde empresários e gerentes de empresas de confecções, bem como de vendedores. “Para deixar a vitrine da empresa atrativa é necessário entender de moda, de varejo, de tendência. É preciso também saber vender o produto, agregar valor ao atendimento do cliente”, esclarece a especialista. Durante os dois anos do ID_CURSO, os acadêmicos de Design em Moda, segundo a coordenadora, vão aliar conhecimento teórico e prático. “Vão estudar a história da moda, suas tendências, lidar com modelagem e costura, desenho, tecnologia têxtil e vão aprender ainda a gerenciar empresas e a promover negócios e eventos de moda”, explica. Criatividade é uma das principais características do profissional da moda. Por isso, os estudantes terão sólida formação em vestibilidade, criação e marketing de produto. Além do ID_CURSO tecnológico em Design de Moda, a UNIGRAN traz para o vestibular 2011 outras duas novidades: tecnológico em Radiologia e Engenharia Civil. A instituição oferta mais de 30 opções de ID_CURSOs em Dourados e Campo Grande. A UNIGRAN é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies. (FV)