Vale Universidade ajudou a formar mais de 400 universitários

O Programa Vale Universidade ajudou, até agora, 418 estudantes universitários a concluírem a graduação, entre 2007 e 2010. Um número grande de beneficiários ainda está cursando o Ensino Superior. Em torno de 1.000 alunos são atendidos anualmente pelo programa, instituído pelo Governo do Estado para ajudar jovens que mais precisam de auxílio para custear a faculdade particular ou se manter enquanto cursam universidade pública. Entre o Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, o governo já investiu em torno de R$ 8 milhões, segundo revelou a secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib. Aprendizado As 20 DATA_HORAs semanais de estágio que o beneficiário do Vale Universidade precisa cumprir são, mais que uma contrapartida, uma oportunidade de aperfeiçoar o aprendizado acadêmico. A secretária destaca que, especialmente após o primeiro ano de ID_CURSO, os acadêmicos são direcionados a estágio em órgãos ligados à área de aprendizado. Um estudante de zootecnia, por exemplo, pode estagiar na Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal; ou o de agronomia, na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural; assim como os de saúde, em hospitais; e os de pedagogia, em escolas. “Queremos que ele saia muito mais preparado que um aluno que apenas faz o ID_CURSO. Esse é um segundo presente, junto com o próprio benefício financeiro: uma melhor qualificação, por conta do estágio”, diz a secretária Tania Garib.(Com informações do Notícias MS)