UNIGRAN é destacada em Jornal da ABMES.

O Jornal de circulação nacional “ABMES Notícias”, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, número 72, traz em destaque uma reportagem sobre o professor da UNIGRAN e fisioterapeuta clínico José Ronaldo Veronesi e sua pesquisa sobre as doenças relacionadas ao trabalho e aos esforços repetitivos. A ABMES destaca também a Revista Jurídica, publicação da Faculdade de Direito da UNIGRAN (v.3 nº 5), relacionando-a entre as obras de leitura recomendada.

O Jornal lembra que o professor Veronesi apresentou a sua pesquisa no “I Simpósio sobre Diagnóstico Cinesiológico Funcional”, realizado no Rio de Janeiro neste ano, tendo conquistado o reconhecimento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo o país por colaborar na melhoria dos diagnósticos sobre a “DORT” e abrir uma nova área de atuação para os fisioterapeutas, que agora podem se especializar na avaliação dessas doenças e atuar como peritos judiciais, função que era exclusiva dos médicos. Precisamente chamados Distúrbios Ósteo-Moleculares Relacionados ao Trabalho, as DORT são doenças que se originam na má-postura e/ou no trabalho repetitivo, sem que a pessoa adote as precauções devidas, afetando músculos, nervos, ossos e articulações localizadas do corpo.

O professor da UNIGRAN reuniu os resultados de sua pesquisa em um CD-ROM que traz uma série ilustrada dos protocolos de avaliação e de diagnóstico que ele desenvolveu ou aprimorou. José Ronaldo ministrará um ID_CURSO de Terapia Manipulativa em Fortaleza, a convite do Instituto Brasileiro Sócio-Científico de Fisioterapia, para capacitar novos fisioterapeutas como peritos judiciais – ele é o único no país, por enquanto. Atualmente, Veronesi está orientando os alunos de Fisioterapia na realização de um programa de extensão para auxiliar a população na prevenção de doenças decorrentes do desequilíbrio muscular e da falta de flexibilidade.

FOTO – Zé Roberto

O fisioterapeuta José Ronaldo Veronesi, aqui fazendo um pronunciamento durante a III Semana de Fisioterapia da UNIGRAN, está angariando reconhecimento nacional por suas pesquisas sobre a DORT.