Realidade econômica impulsiona a profissão do arquiteto

Projetos teóricos e práticos impulsionam arquitetura da UNIGRAN
A realidade econômica brasileira tem favorecido a população a investir cada vez mais na casa própria. A indústria da construção civil tem se mostrado crescente nos últimos anos e promete ser promissora daqui pra frente com o forte investimento federal na infraestrutura em todo o país. Com isso, o mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista será propenso no desenvolvimento das cidades e suas organizações, conforme explica a professora Cynara Tessoni Bono, coordenadora do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN. Com um perfil em que alia criatividade, técnica e responsabilidade social, o arquiteto e urbanista, segundo Cynara Bono, é um profissional com diversificada inserção no mercado de trabalho dada a sua atuação em diferentes escalas. Sua função é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melDATA_HORAr a qualidade de vida da população. Para isso o profissional tem que levar em conta aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e principalmente ambientais. A professora ressalta que no primeiro ano da faculdade o aluno atua com teoria e prática. “As disciplinas são interdisciplinares o que favorece o aprendizado acadêmico”, destaca Cynara Bono. Com formação profissional em cinco anos, aulas no período matutino, o ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN coloca os estudantes a desenvolver projetos de grande envergadura. Ainda no primeiro ano da faculdade os alunos criam projetos de edificações com padrões em requisitos estéticos e técnicos. “É um ID_CURSO que forma profissionais para a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade”, comenta a professora, assinalando algumas das principais ações do ID_CURSO: “No final de cada disciplina eles [alunos] têm que desenvolver projetos residenciais e comerciais, prédios conceituais, sobretudo tem a responsabilidade social de construir uma casa para doar a uma família carente”, acrescenta. Com ampla atuação no mercado, a arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta. Organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importância fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades. Vestibular A entrada para o ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo pode ser garantida no dia 29 de janeiro, quando a UNIGRAN aplicará o vestibular. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas e vão até o dia 27, pelo site www.vestibularunigran.com.br. A UNIGRAN oferece mais de 30 opções de ID_CURSOs, sendo credenciada aos programas de bolsas ProUni e Fies. (FV)