VESTIBULAR UNIGRAN: Biologia como profissão do futuro

UNIGRAN oferece ID_CURSO de Ciências Biológicas; vestibular será no dia 29
A preocupação mundial com a preservação do meio ambiente tem colocado o biólogo como uma das profissões promissoras com grande importância no futuro. Muito tem se discutido sobre o aquecimento global e a manutenção dos reID_CURSOs naturais, necessários para manter a vida na terra; e é nessa perspectiva que o biólogo encontra um vasto campo de estudos que lhe permite atuar na pesquisa, na preservação da vida ou na educação ambiental. Vanderlei Berto Júnior, coordenador do ID_CURSO de Ciências Biológicas da UNIGRAN, explica que o biólogo é capacitado para analisar e tomar decisões sobre situações que envolvam a preocupação sócio-ambiental, seja numa empresa, laboratório ou realizando consultorias ambientais. “A Biologia tem participação efetiva nas áreas da saúde, engenharia genética, microbiologia, agricultura e meio ambiente”, pontua o professor. O vasto campo de estudos da graduação permite que depois de formado o profissional siga caminhos diversos, conforme o seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental ou o magistério, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação com o meio ambiente. A atuação desse profissional é fundamental ainda na descoberta de aplicações de mecanismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos. Com duração de quatro anos no período noturno, Vanderlei explica que o ID_CURSO de Ciências Biológicas oferecido na UNIGRAN é expressivo por oferecer duas habilitações: licenciatura e bacharelado. “Esse é um dos grandes diferenciais do nosso ID_CURSO. Enquanto em outras instituições o aluno tem que optar por uma das habilitações, na UNIGRAN ele já é preparado para as duas”, ressalta o coordenador. Outro destaque, segundo ele, é que, além dos projetos de aulas de campo ou viagens técnicas realizadas pelos estudantes, a matriz curricular do ID_CURSO inclui disciplinas obrigatórias de campo, o que garante ampla formação aos biólogos egressos da Unigran. Os bacharéis podem ser empreendedores e prestar consultoria para empresas e prefeituras na área ambiental. Nessa mesma área há também oportunidade na bioinformática (desenvolver programas de computação para pesquisa genética); biologia marinha; controle de pragas e vetores; genética e biotecnologia (pesquisas de laboratório); microbiologia, entre tantas outras, sobretudo, dar aula de ciências ou biologia para os ensinos Fundamental e Médio. Vestibular A entrada para o ID_CURSO de Ciências Biológicas pode ser garantida no dia 29 de janeiro, quando a Unigran aplicará o vestibular. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas e vão até o dia 27, pelo site www.vestibularunigran.com.br. A UNIGRAN oferece mais de 30 opções de ID_CURSOs e é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies. (FV)