Projeto reeduca alimentação e melDATA_HORA a qualidade de vida

Encerramento das atividades com os pacientes foi realizada nesta semana com a participação dos professores e estudantes
Emagrecer em curto espaço de tempo. Esse é o desejo de muitas pessoas que ganharam quilos indesejáveis e de qualquer forma querem perdê-los. O que elas não sabem é que mudanças no dia a dia com a alimentação e a prática de exercícios físicos fazem muita diferença e trazem melDATA_HORAs significativas. Com a reeducação do hábito alimentar, prática de caminhada, hidroterapia, pacientes que participaram do projeto “Tratamento não medicamentoso", desenvolvido pelos ID_CURSOs de Educação Física e Nutrição da UNIGRAN, com o apoio da Biomedicina em exames laboratoriais, conseguiram além de perda peso melDATA_HORAr a autoestima e resgatar a convivência social. Nesta semana aconteceu o encerramento do projeto com 10 pacientes que seguiram recomendações profissionais e buscaram melhorias na qualidade de vida. Em julho deste ano, quando começou as atividades de orientação nutricional de prática de exercícios físicos, havia 17 pacientes. Durante quase seis meses eles foram orientados pelos professores Carlos Muchão, da Educação Física, e Rita Mendes, da Nutrição, e pelos estudantes Iliane Maria de Oliveira Costa, Sandra Alves Araujo e Cleyton Moroni, da Educação Física, e por Luiz Antonio de Pierri, da Nutrição. Num país em que o número de obesos cresce a cada ano, conscientizar o paciente para que ele busque hábitos saudáveis foi o principal objetivo do projeto. Nada de medicamentos e de regime severo para perder peso. As atividades desenvolvidas pelos professores e acadêmicos foram personalizadas e acompanhadas de perto. E deu certo. A receita básica começando com a retirada de excesso de frituras, doces, da alimentação fora de DATA_HORA e de comer rápido, deixaram de fazer parte do cotidiano dos pacientes. “Não foi proibido e cortado a alimentação deles, apenas orientamos para não haver o excesso, o exagero”, explicou a professora Rita Mendes, esclarecendo que, a perda de peso, acontece de forma gradativa quando se reeduca a alimentação e se pratica exercícios. RESULTADOS Graciela Castilho foi uma das dez pacientes beneficiadas com o programa. Durante encontro de encerramento ela contou que sua vida agora é outra. “Sou uma nova pessoa. Além de perder peso conquistei minha autoestima e passei a conviver melhor com os amigos e familiares”, declarou. Com um trabalho multiprofissional, os resultados foram tão significativos que muitos pacientes se surpreenderam com os benefícios. Sebastião Ferreira da Silva relatou no encontro que a maior mudança foi na saúde. “Quando voltei ao médico para fazer exames de rotina constatei que o meu colesterol estava controlado, bem como a taxa de glicose e a pressão arterial”, comemorou. Assim como ele, os demais pacientes também relataram significativas melDATA_HORAs de bem-estar na saúde, na autoestima, sobretudo de reeducação alimentar e aprenderam sobre a importância de praticar atividades físicas. De acordo com o professor Carlos Muchão, alcançar a perda de peso era apenas um dos objetivos do projeto. “Nosso trabalho foi na verdade educativo. É claro que durante as reuniões questionávamos se eles seguiam nossas recomendações”, disse o educador físico. Nas reuniões, além da avaliação do desempenho de cada paciente, eram realizados palestras que os possibilitavam a conhecer e preparar melhor os alimentos, com objetivo também de ajudar na prevenção de doenças como diabetes, pressão alta, dentre outras. Durante o período que os pacientes participaram do projeto, receberam cardápio específico e foram acompanhados nas caminhadas pelos alunos de Educação Física . Os trabalhos também foram realizados na UNIGRAN, com aulas na academia e de hidroginástica. (FV)