Pacientes se dizem realizados devido ao tratamento feito no Núcleo de Nutrição

Lidiane (dir.) assinala o ganho com a saúde, a partir da dieta
Emagrecer não é tarefa fácil para ninguém, não há fórmula mágica, nem receita infalível. Entretanto, o Núcleo de Nutrição da UNIGRAN oferece, gratuitamente, orientação nutricional para aqueles que precisam perder peso ou apenas desejam a reeducação alimentar. Somente neste ano, foram realizados cerca de mil atendimentos, com 406 pacientes. Lidiane Menezes Alencastro é uma das pacientes atendidas pelo núcleo e diz que antes de iniciar o tratamento sentia-se acanhada, com auto-estima baixa, por estar acima do peso. Segundo ela, procurar ajuda no Núcleo foi uma grande solução: “eu me sentia inferior às pessoas, às vezes até desprezada; depois que comecei a frequentar o Núcleo, muitas coisas mudaram”, afirma a paciente, que perdeu oito quilos em apenas três meses. “Geralmente o paciente procura o Núcleo por que já tem uma queixa anterior, busca a correção de algum problema a partir da alimentação”, explica Rita Mendes, coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN. Rita pontua que as pessoas, na maioria dos casos, só procuram orientação quando já estão com obesidade, ou se foram encaminhada por um médico por conta de alguma doença e que elas não estão dispostas a se reeducarem alimentarmente. “As pessoas aprendem a ler, escrever e devem aprender a comer, e isso se dá pela combinação dos alimentos, horário das refeições, entre outros fatores; ou seja, são vários conceitos que fazem com que o indivíduo atinja uma alimentação saudável”, considera a coordenadora. “Eu emagreci 14 quilos em apenas quatro meses, foi uma experiência excelente em minha vida”, relata Ane Kelly Vieira da Silva que, a princípio, procurou orientação devido a um problema no intestino e, agora, se tornou exemplo e um incentivo para amigos e vizinhos buscarem tratamento profissional. Ane, que passou do manequim 42 para o 36, ainda diz que sua mãe acompanhou toda sua mudança corporal e pessoal, e, por conta da sua perda de peso, decidiu procurar o núcleo e iniciar o tratamento. “A arte da nutrição é ensinar ao indivíduo a se alimentar corretamente e isso não quer dizer alimentação perfeita, mas, sim, uma alimentação que respeite a situação financeira do indivíduo, seu trabalho, seus horários, todo seu estilo de vida”, diz Rita. Os interessados em uma reeducação alimentar podem buscar o Núcleo de Assistência Social, que os encaminhará para consulta no Núcleo de Nutrição. O endereço dos núcleos é: Rua Antônio Emílio de Figueiredo nº 1755, com horário de atendimento das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone: (67) 3411-4214 ou pelo e-mail: nucleodenutricao@unigran.br.(LR/CM)