Estudantes de Fisioterapia apresentam TCC em Mostra Científica

Seminário Científico contou com a apresentação de 15 trabalhos de conclusão de ID_CURSO
Seminário Científico na manhã desta segunda-feira (6) apresentou para a comunidade acadêmica e externa o resultado dos trabalhos de Conclusão de ID_CURSO (TCC) de estudantes da Fisioterapia da UNIGRAN. Familiares e profissionais da área, além de colegas de sala de aula acompanharam as apresentações. Ao todo 15 trabalhos foram apresentados pelos seus autores. A maioria deles teve caráter de pesquisa experimental, em que o pesquisador desenvolveu trabalho de campo para analisar os efeitos das técnicas de tratamentos da fisioterapia. De acordo com a coordenadora Angela Midori Kuraoka de Oliveira, a proposta do ID_CURSO é divulgar cada vez mais as pesquisas desenvolvidas entre os acadêmicos, envolvendo o público externo. Esse ano foi a primeira vez que a Fisioterapia abriu as apresentações para o público em geral. “Temos grandes pesquisas que contribuem com o conhecimento científico”, diz a coordenadora, ressaltando ser oportuno a participação de profissionais de diferentes áreas. Entre os TCCs apresentados estava o trabalho do acadêmico Fares Salem, que teve a professora Raphaela Ishizuka como orientadora. Com o tema “Prevalência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em cirurgiões-dentistas de Dourados-MS”, Salem constatou que todos os profissionais que fizeram parte da amostra possuem algum distúrbio decorrente de sua atividade laboral. Ele evidencia que a falta de conhecimento aprofundado do que vem a ser o Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) leva o profissional a não procurar assistência diante de sintomas relacionados à posição de trabalho. Na pesquisa foram avaliados 20 cirurgiões-dentistas com idades entre 22 e 45 anos. Assim como Salem, vários pesquisadores fizeram estudos de campo sobre casos clínicos tratados pelos fisioterapeutas e que acarretam a saúde de profissionais ao desempenhar a função de forma repetitiva. Outros trabalhos avaliaram os métodos utilizados pelos fisioterapeutas durante os tratamentos, para certificar a sua eficácia. (FV)